Este sítio foi arquivado em 02/02/2015
02/02/2015

Percurso de navegação

This website is no longer being updated.

Please visit the new Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs website.

Sectores da saúde

Consulta pública sobre uma eventual revisão da Directiva 89/105/CEE relativa à transparência das medidas que regulam o preço e o reembolso dos medicamentos

Domínio(s) político(s)

Empresas

Grupo(s)-alvo:

São convidados a participar na presente consulta cidadãos e partes interessadas, em especial as autoridades nacionais competentes, operadores económicos, profissões do sector da saúde e organizações de interesse público.

Período da consulta

De 28.03.2011 a 30.05.2011

Finalidade da consulta 

A Comissão Europeia lançou um processo de revisão da Directiva Transparência (89/105/CEE). Neste contexto, convida os interessados a pronunciaram-se sobre possíveis formas de modernização das regras em vigor na UE em matéria de transparência dos procedimentos de estabelecimento dos preços e das modalidades de reembolso dos medicamentos.

A Directiva Transparência foi adoptada em 1989 para facilitar a livre circulação dos medicamentos na Europa, embora o preço dos medicamentos e as modalidades do seu reembolso sejam decididos por cada Estado-Membro. Esta directiva nunca foi alterada desde a sua entrada em vigor, apesar de, nos últimos vinte anos, o mercado farmacêutico e as políticas nacionais de controlo das despesas com produtos farmacêuticos terem evoluído consideravelmente.

A presente consulta ajudará a Comissão a propor iniciativas para garantir que a directiva continua a atingir os seus objectivos no contexto actual. Presentemente, a Directiva Transparência aplica-se exclusivamente aos medicamentos. A consulta visa igualmente avaliar a possibilidade de alargar o seu âmbito de aplicação ao sector dos dispositivos médicos.

Documentos de referência e outros, consultas conexas

  • Directiva 89/105/CEE, de 21 de Dezembro de 1988, relativa à transparência das medidas que regulamentam a formação do preço das especialidades farmacêuticas para uso humano e a sua inclusão nos sistemas nacionais de seguro de saúde.
  • Roteiro para avaliação do impacto pdf - 29 KB [29 KB] English (en)

Contactos

Serviço responsável  DG Empresas e Indústria: Indústrias alimentar e dos cuidados de saúde, biotecnologia
Endereço electrónico  entr-consultation-transpdir@ec.europa.eu
Endereço postal  Comissão Europeia, BREY 10/220, 1049 Bruxelas, Bélgica

Ver as contribuições

Ver as contribuições English (en)

Resultados da consulta e próximas etapas

 N/A

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página