Percurso de navegação

Sectores da saúde na União Europeia

A indústria farmacêutica contribui de forma importante para o bem-estar da Europa e do mundo. É um sector estratégico devido à sua dimensão, tanto em termos económicos como de saúde pública.

A Europa precisa de manter um sector farmacêutico dinâmico como uma pré-condição essencial para garantir um elevado nível de protecção da saúde pública e uma economia competitiva baseada no conhecimento.

Desde a adopção da primeira Directiva Comunitária (Directiva 65/65/CEE) em 1965, seguiu-se um conjunto de leis comunitárias, que levou à criação da Agência Europeia de MedicamentosEnglish , com o objectivo de alcançar um mercado único para os produtos farmacêuticos.

Actualmente, o sector farmacêutico está amplamente regulamentado ao nível da UE, com o duplo interesse de garantir o nível mais elevado possível de saúde pública e de confiança dos pacientes em produtos seguros, eficazes e de elevada qualidade, e continuar a desenvolver um mercado único europeu para os produtos farmacêuticos, no sentido de reforçar a competitividade e a capacidade de investigação da indústria farmacêutica europeia.

Em foco

  • Process on Corporate Responsibility in the field of Pharmaceuticals English (en)
  • Access to medicines in Europe English (en)
  • Pricing and reimbursement of Medicinal products English (en)
  • Transparency Directive English (en)
  • Competitiveness in Healthcare industries Deutsch (de)English (en)français (fr)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página