Percurso de navegação

Elevar a barra da qualidade da indústria alimentar europeia

A indústria de alimentação e bebidas é um dos sectores industriais mais importantes e dinâmicos da Europa. Conta com cerca de 310 000 empresas e proporciona trabalho a mais de 4 milhões de pessoas.

Com um volume de negócios anual de mais 900 mil milhões de euros, este diversificado sector caracteriza-se pelo importante volume das suas exportações e pela elaboração de inúmeros produtos finais que se comercializam em mercados domésticos e internacionais extremamente competitivos. Mas, mesmo assim, ainda pode ser melhorado.

Burocracia em excesso, escassez de financiamentos, falta de oportunidades em I&D e dificuldades de acesso às matérias-primas, constituem alguns dos mais importantes obstáculos que devem ser ultrapassados se a UE quiser alcançar uma posição mais sólida a nível dos mercados mundiais.

O desenvolvimento de um regime comercial capaz de pôr as empresas europeias em pé de igualdade com os competidores estrangeiros e o estabelecimento de acordos preferenciais que proporcionem à indústria alimentar europeia um maior acesso aos mercados estrangeiros, são duas das medidas mais importantes que a Comissão deseja tomar para resolver os problemas acima referidos.

Mediante a elaboração e a aplicação da legislação em matéria alimentar, a Comissão procura encontrar um justo equilíbrio entre segurança e competitividade lutando, ao mesmo tempo, contra a burocracia desnecessária.

Para levar a cabo as suas políticas, a Unidade da Indústria Alimentar da Comissão utiliza uma série de instrumentos como:

· O regime de concessão de restituições à exportação English (en) e o regime do aperfeiçoamento activo, ambos concebidos especificamente para produtos agrícolas transformados, como chocolates, confeitaria, bebidas açucaradas, biscoitos, etc.

· Negociações comerciais English (en) para melhorar o acesso das empresas europeias aos mercados mundiais.

  • Contribuição à elaboração e aplicação da legislação English (en) relativa à indústria alimentar.

Em foco

  • EU food market overview Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Forum for a Better Functioning Food Supply Chain English (en)
  • Competitiveness of the European Food Industry English (en)français (fr)
  • Reference documents English (en)français (fr)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página