Percurso de navegação

Engenharia eléctrica

O sector da Engenharia Eléctrica é responsável por 3% da produção, do valor acrescentado e do emprego da UE25. 9.615 empresas de engenharia eléctrica, com 20 ou mais trabalhadores, produziram em 2004 um valor de 192 mil milhões de Euros em aparelhos e equipamentos eléctricos, empregando directamente 1 237 000 pessoas.

Na qualidade de maior fornecedor de outros sectores, a Engenharia Eléctrica é muito sensível aos ciclos económicos.

O mercado europeu da engenharia eléctrica é o maior do mundo (181 mil milhões de Euros), seguido dos EUA e do Japão (96 mil milhões de Euros e 84 mil milhões de Euros).

Existem duas Directivas Europeias principais que se aplicam aos equipamentos eléctricos e electrónicos no que se refere à saúde, segurança e desempenho:

  • Directiva Baixa Tensão (DBT) 2006/95/CE
  • Directiva Compatibilidade Electromagnética (CEM) 2004/108/CE.

Estas directivas baseiam-se nos princípios da chamada "Nova Abordagem" que garante um elevado nível de protecção. Estas estabelecem os requisitos essenciais, a utilização voluntária das normas e os procedimentos de avaliação de conformidade a aplicar. A ausência quase total de intervenção por parte de terceiros na avaliação de conformidade reduz significativamente a carga que recai sobre o fabricante. É considerada como um modelo para outros blocos comerciais. Através do acima exposto e da aplicação da marcação CE, estas directivas contribuíram directa e substancialmente para o Mercado Único de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Pode também ser necessário aplicar requisitos ambientais adicionais (por exemplo, a Directiva RSP, a Directiva REEE e as directivas que estabelecem requisitos de eficiência energética 2000/55/CE e 1996/57/CE). Está disponível uma lista não exaustiva da legislação da UE relativa aos equipamentos eléctricos English (en) .

Em foco

  • Electrical Safety: Low Voltage Directive (LVD) Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Electromagnetic Compatibility (EMC) Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Low Voltage Directive (LVD) 2006/95/EC (*) English (en)
  • Electromagnetic Compatibility (EMC) Legislation: Directive 2004/108/EC English (en)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página