Percurso de navegação

A tecnologia espacial ao serviço de todos

A Europa necessita uma política espacial efectiva que lhe permita assumir a liderança mundial em determinados domínios políticos estratégicos. O espaço pode proporcionar os instrumentos necessários para abordar muitos dos desafios mundiais com que se confronta a sociedade neste século XXI: desafios em relação aos quais a Europa deve assumir um papel de líder.

Os sistemas e as tecnologias espaciais fazem parte integrante da vida quotidiana das empresas e dos cidadãos europeus. Das telecomunicações à televisão, passando pelas previsões meteorológicas ou pelos sistemas financeiros mundiais, a maioria dos importantes serviços de que dispomos no mundo moderno (e que todos consideramos como adquiridos) dependem do espaço para poderem funcionar correctamente.

As actividades de investigação e desenvolvimento são coordenadas no âmbito da política espacial europeia global, complementando assim os esforços dos Estados-Membros e de outros actores importantes, como a Agência Espacial Europeia.

No futuro, o espaço vai revestir uma importância cada vez maior e vai oferecer novas oportunidades de negócio e novos serviços aos cidadãos. Melhores sistemas de posicionamento e de sincronização e uma monitorização ambiental mundial, proporcionarão a criação de novos serviços por parte de empresas mais inovadoras e contribuirão, assim, para um florescimento empresarial. O espaço reveste também uma importância fundamental em termos de ambiente, segurança e alterações climáticas.

A Europa é a sede de uma vasta indústria aeroespacial de ponta, que satisfaz uma parte significativa da procura mundial de fabricação e de lançamento de satélites e de prestação de serviços por satélite. A indústria europeia demonstrou uma grande competitividade num mercado difícil.

Os sistemas espaciais são activos estratégicos que demonstram a independência da Europa e a sua capacidade de assumir responsabilidades à escala mundial. A fim de aproveitar todos os benefícios e oportunidades que o espaço pode proporcionar à Europa, actualmente e no futuro, é muito importante contar com uma estratégia activa e coordenada e com uma política espacial europeia conjunta.

Em foco

  • New Commission proposal for a Directive on Earth observation satellite data English (en)
  • Copernicus enables early action during Balkans Floods English (en)
  • European Space Expo English (en)
  • Copernicus - The European Earth Observation Programme English (en)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página