Percurso de navegação

Pequenas e Médias Empresas (PME)

Prémios Europeus de Promoção Empresarial

Prémios Europeus de Promoção Empresarial

Sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial

Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial têm recompensado a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível nacional, regional e local. Desde que foi lançada a iniciativa, deram entrada mais de 2 800 projetos, que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas.

Os vencedores dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial são anunciados numa cerimónia de Entrega de Prémios na Assembleia das PME Deutsch (de) English (en) français (fr) italiano (it) , que faz parte da Semana Europeia das PME.

Os objectivos dos Prémios são:

  • Identificar e reconhecer actividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo.
  • Demonstrar e partilhar exemplos das melhores políticas e práticas de empreendedorismo.
  • Criar uma maior consciencialização para o papel desempenhado pelos empreendedores na sociedade.
  • Incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

Veja os vencedores anteriores dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial - 2012 , 2013

Categorias de Prémios

São as seguintes as seis categorias de prémios:

  1. Promoção do espírito de empreendedorismo - Reconhece as iniciativas a nível nacional, regional ou local que promovem o espírito de empreendedorismo, especialmente entre os jovens e as mulheres.
  2. Investimento nas competências de empreendedorismo - Reconhece as iniciativas a nível nacional, regional ou local que melhoram as competências de empreendedorismo e de gestão.
  3. Desenvolvimento do ambiente empresarial - Reconhece as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovem a criação e o desenvolvimento empresarial, simplificam os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementam o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.
  4. Apoio à internacionalização das empresas - Reconhece as políticas e as iniciativas que incentivam, a nível nacional, regional e local, as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.
  5. Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos -Reconhece as políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local que apoiam o acesso das PMEs aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos, através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e da replicação bem como do financiamento.
  6. Empreendedorismo responsável e inclusivo - Reconhece as iniciativas nacionais, regionais ou locais por parte de autoridades ou parcerias públicas/privadas que promovem a responsabilidade social entre as pequenas e médias empresas. Esta categoria também reconhecerá os esforços no sentido de promover o empreendedorismo entre grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa data, imigrantes legais, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

O Grande Prémio do Júri pode ser de qualquer categoria e irá para a candidatura considerada como a iniciativa empresarial mais criativa e inspiradora da Europa.

Como participar

Autoridades nacionais, regionais ou locais ou parcerias público-privadas de todos os Estados Membros da UE, incluindo a Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia são convidados a participar.

As entidades elegíveis podem ser organizações, vilas, cidades, regiões e comunidades nacionais, bem como parcerias público-privadas entre autoridades públicas e empreendedores, programas educacionais e organizações empresariais.

As iniciativas transfronteiras serão aceites desde que nomeadas em conjunto por todos os países envolvidos.

A competição tem duas etapas. Os candidatos devem primeiro competir a nível nacional e, a seguir, serão elegíveis para competir a nível europeu. Para a competição nacional, cada país selecionará duas candidaturas a serem nomeadas para a competição europeia.

A lista de nomeados será escolhida pelo júri europeu. Todos os nomeados das competições nacionais e europeias serão convidados a participar na cerimónia de Entrega de Prémios, na Assembleia das PME, que faz parte da Semana Europeia das PME. A cerimónia reconhece os vencedores pelo seu empenho e dá-lhes a oportunidade de se apresentarem num ambiente pan-europeu.

A data-limite para a inscrição na selecção nacional é definida por cada país.

Os candidatos serão seleccionados com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e exequibilidade
  • Impacto que possuírem na economia local
  • A melhoria nas relações dos investidores locais
  • Transferabilidade do projecto para outras regiões

Para obter mais informações sobre como se pode envolver no futuro, contacte o seu representante nacional:

Belgique , België , Belgien България Česká republika Danmark
Deutschland Eesti Ireland Ελλάδα
España France Hrvatska Italia
Κύπρος Latvija Lietuva Luxembourg , Luxemburg
Magyarország Malti Nederland Österreich
Polska Portugal România Slovenija
Slovensko Suomi Sverige United Kingdom
Iceland Norway Serbia Turkey

Contacto do Secretariado

O Secretariado e o Gabinete de Imprensa dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial podem ser contactados por e-mail ou telefone.

eu.enterprise.promotion.awards@hanovercomms.com

+44 (0)20 7400 8995

Também pode acompanhar os prémios no Twitter em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano, no Facebook, no YouTube em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano, assim como no Flickr e no Scribd.

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página