Percurso de navegação

Outras ferramentas

Marcação CE

O que é que o seu telemóvel, o seu televisor e o ursinho de peluche do seu filho têm em comum? Se comprou estes artigos no Espaço Económico Europeu ("EEE", composto pelos 28 Estados-Membros e os países da EFTA, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, bem como a Turquia), encontra duas letras junto a cada um deste produtos: CE. Os fabricantes dos produtos estão familiarizados com esta marcação, uma vez que, em muitos casos, têm de a apor nos seus produtos. Na qualidade de consumidor, pode conhecer esta marcação, uma vez que a vê em muitos dos produtos que compra no seu quotidiano.

A marcação CE é obrigatória para muitos produtos. Declara que o produto foi avaliado antes de ser colocado no mercado e que o mesmo cumpre os requisitos de segurança, higiene e protecção ambiental da UE. A Comissão Europeia disponibiliza através deste sítio Web informações aos operadores económicos e aos consumidores sobre como funciona o processo de aposição da marcação CE nos produtos.

Na qualidade de fabricante, este sítio Web irá orientá-lo ao longo do processo de aposição da marcação CE no seu produto em particular ao ilustrar de forma clara os principais passos a serem tomados antes de iniciar a comercialização do produto. Se for um distribuidor ou importador, ficará a conhecer os requisitos que os produtos, que está a importar ou distribuir, deverão cumprir para poderem ser comercializados livremente no EEE (consulte o folheto para operadores económicospdf(362 kB) Traduções da ligação anterior ).

Saiba como "fazer o mercado europeu o mercado de todos nós" com a marcação CE.

Marcação CE Videos para profissionais

CE marking video for professionals

Marcação CE Videos para consumidores

CE marking video for consumers

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo