Percurso de navegação

Competitividade industrial

A indústria europeia contribui para a produção, emprego, inovação e exportações e está interrelacionada com os sectores dos serviços. Com efeito, muitos sectores dos serviços tais como os transportes, a saúde e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dependem de uma indústria competitiva para produzirem o equipamento e o hardware que utilizam.

O desempenho da indústria europeia em termos de exportações deve-se em grande medida à sua competitividade, que é influenciada pelo enquadramento empresarial, o qual por sua vez é criado pelo quadro regulamentar quer ao nível nacional, quer ao nível europeu:

  • a criação de um mercado únicoEnglishDeutschfrançais
  • uma política de concorrência muito eficaz
  • uma política industrial English (en) que ajude a indústria a lidar com os necessários processos de ajuste.

O fornecimento de novas soluções aos clientes e a permanência na vanguarda da inovação requer a protecção da propriedade intelectual conexa, a qual serve como um incentivo para investir na inovação de produtos e processos.

A indústria da UE tem sido seriamente afectada pela recente crise económica English (en) , revelando uma série de fraquezas estruturais. As indústrias, em conjunto com as autoridades públicas, têm de implementar os necessários ajustes estruturais de uma forma política e socialmente aceitável.

Existem outros desafios de longo-prazo que são mantidos na agenda política:

Em foco

  • Europe 2020: An Industrial Policy for the Globalisation Era English (en)
  • European Competitiveness Report English (en)
  • Monitoring progress in the Member States English (en)
  • Competitiveness analysis English (en)
  • Survey of the EU local and regional authorities on the Europe 2020 "An Industrial Policy for the Globalisation Era" Flagship Initiative English (en)

Eventos

Mais publicaçõesRSS

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página