Este sítio foi arquivado em 02/02/2015
02/02/2015

Percurso de navegação

This website is no longer being updated.

Please visit the new Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs website.

Normas europeias

A normalização é o processo voluntário de desenvolvimento de especificações técnicas com base no consenso entre todas as partes interessadas (indústria, incluindo as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), consumidores, sindicatos, Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA), autoridades públicas, etc). É levada a cabo por organismos de normalização independentes que actuam ao nível nacional, europeu e internacional.

Embora a utilização de normas continue a ser voluntária, desde meados dos anos ano 80 a União Europeia tem reforçado a utilização de normas para apoiar as suas políticas e legislação.

A normalização tem contribuído de forma significativa para a concretização do Mercado Interno, no contexto da legislação da ' Nova Abordagem', a qual se refere às normas europeias desenvolvidas pelas Organizações de normalização europeias Deutsch (de) English (en) français (fr) .

Para além disso, a normalização europeia desempenha um papel no apoio às políticas europeias nas áreas da competitividade, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), inovação, interoperabilidade, ambiente, transporte, energia, protecção do consumidor, etc.

A normalização é um excelente instrumento para facilitar o comércio internacional, a concorrência e a aceitação das inovações pelos mercados. Um desafio-chave para a normalização europeia é o de reforçar o seu contributo para a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Em foco

  • References of harmonised standards and of other European standards
  • More and faster standards – new Regulation on European standardisation Deutsch (de)English (en)français (fr)
  • Standardisation requests: mandates database Deutsch (de)English (en)français (fr)

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página