Percurso de navegação

Outras ferramentas

Glossário

ARM
Acordos de Reconhecimento Mútuo
Topo
Clusters
Um cluster pode ser definido como um grupo de empresas, agentes económicos conexos e instituições, localizados perto uns dos outros, que atingiram uma dimensão suficiente para desenvolver conhecimento, serviços, recursos, fornecedores e competências especializados.
Competitividade
Uma economia competitiva é uma economia com uma taxa de crescimento da produtividade consistentemente elevada. A competitividade depende do desempenho da indústria fomentada pelas PME. Para ser competitiva, a UE tem de ter um desempenho superior ao dos seus concorrentes no domínio das tecnologias da investigação e inovação, informação e comunicação, empreendedorismo, concorrência, educação e formação. A Estratégia de Lisboa visa assegurar à Europa a economia mas competitiva e dinâmica do mundo: por conseguinte, a competitividade é uma das prioridades políticas de topo da União Europeia.
CORDIS
Serviço Comunitário de Informação sobre Investigação e Desenvolvimento
Topo
EIC
Euro-Info-Centros
EPG
Grupo de Política Empresarial
EPSO
Serviço Europeu de Selecção do Pessoal
Equipamento destinado a ser utilizado em Atmosferas Potencialmente Explosivas (ATEX)
A directiva ATEX, nomeada a partir do termo francês "ATmosfera EXplosiva", fornece as exigências técnicas para o equipamento destinado a ser utilizado em atmosferas potencialmente explosivas. É obrigatória desde 1 de Julho de 2003.
Europe INNOVA
Europe INNOVA é uma iniciativa da Direcção-Geral das Empresas e da Indústria que aspira a tornar-se no laboratório destinado a desenvolver e testar novas ferramentas e instrumentos de apoio à inovação para ajudar empresas inovadoras a inovar mais rapidamente e melhor. Reúne fornecedores públicos e privados de serviços de apoio à inovação, como agências de inovação, serviços de transferência de tecnologia, viveiros de empresas, intermediários de financiamento, organizações de clusters e outras.
Topo
GMES
Monitorização Global do Ambiente e da Segurança
Topo
IDA
Transferência de Dados entre Administrações
Indústrias de Equipamentos Terminais de Rádio e Telecomunicações (RTTE)
O sector das Indústrias de Equipamentos Terminais de Rádio e Telecomunicações abrange todos os produtos do espectro das radiofrequências (por exemplo, comandos para abertura de portas de carros, equipamento de comunicações móveis, nomeadamente telemóveis, rádio CB, transmissores de banda larga, etc.) e todo o equipamento conectado às redes públicas de telecomunicações (por exemplo, modems ADSL, telefones, comutadores de telefone).
Topo
Melhor regulação / Redução da burocracia
Reduzir a burocracia consiste em reduzir as formalidades burocráticas desnecessárias. A UE está empenhada em criar um melhor contexto regulamentar para as empresas, que seja simples, compreensível, eficaz e efectivamente aplicável. Reduzir a burocracia deverá ajudar empresas e empresários a melhorar a competitividade e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Mercado único ou mercado interno
O mercado único (ou interno) da UE é um mercado onde as mercadorias, os serviços, os capitais e as pessoas podem circular livremente. De acordo com o princípio da livre circulação de mercadorias, os entraves nacionais que impedem a livre circulação de mercadorias na UE devem desaparecer. Os artigos 34.º a 36.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) proíbem as restrições quantitativas à importação, à exportação ou ao trânsito de mercadorias, bem como todas as medidas de efeito equivalente, entre os países da UE. São consideradas restrições quantitativas todas as medidas passíveis de entravar direta ou indiretamente tais importações.
Monitorização Global do Ambiente e da Segurança (GMES)
A GMES (Monitorização Global do Ambiente e da Segurança) é uma iniciativa europeia destinada à prestação de serviços de informação ligados ao ambiente e à segurança. A GMES basear-se-á em dados de observação recebidos dos satélites de Observação da Terra e na informação recolhida em terra. Estes dados serão coordenados, analisados e preparados para os utilizadores finais. Desenvolverá um conjunto de serviços destinados a ajudar os cidadãos europeus a melhorar a sua qualidade de vida em matéria de ambiente e de segurança. A GMES desempenha um papel estratégico no apoio às principais políticas da UE pelos seus serviços.
Topo
Normalização
A normalização é o processo pelo qual a UE visa estabelecer critérios de elevada qualidade em todos os Estados-Membros. Baseia-se no consenso entre os vários parceiros envolvidos - indústria, consumidores e autoridades públicas. O que se pretende é a interoperabilidade, ou seja, a compatibilidade técnica de produtos, serviços e processos complementares. O processo também envolve a definição de métodos de ensaio e exigências de segurança, saúde e desempenho organizacional e ambiental. A normalização permite às PME manterem-se actualizadas com práticas tecnológicas e empresariais. É um símbolo de qualidade e é reconhecida pelos clientes. É também um meio de tirar partido da liderança europeia de novos mercados.
Topo
PAEC
Protocolos aos Acordos Europeus sobre a Avaliação da Conformidade e a Aceitação de Produtos Industriais
Painel Europeu da Inovação (PEI)
No âmbito da Política de Inovação da UE, o PEI fornece uma avaliação anual do desempenho da inovação na União Europeia desde 2001.
PECO
Países da Europa Central e Oriental
PME
Nos termos do artigo 2.° do Anexo à Recomendação 2003/361/CE, a categoria das micro, pequenas e médias empresas (PME) é constituída por empresas que empregam menos de 250 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 50 milhões de euros e/ou cujo balanço total anual não excede 43 milhões de euros (ver: definição de PME ). As PME são a espinha dorsal da economia da UE, representando 99% da totalidade das empresas na UE. Cerca de 23 milhões de PME dão emprego a cerca de 75 milhões de pessoas.
Topo
REACH
REACH é o novo Regulamento relativo ao Registo, Avaliação, Autorização e Restrição dos Produtos Químicos que entrou em vigor em 1 de Junho de 2007. Racionaliza e melhora o anterior quadro legislativo da União Europeia (UE) sobre os produtos químicos.
REACH
Registo, Avaliação, Autorização e Restrição dos Produtos Químicos
Responsabilidade Social das Empresas (RSE)
A RSE é um conceito relacionado com a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com as outras partes interessadas. As PME que integraram o conceito da RSE têm um comportamento ético e contribuem para o desenvolvimento económico ao mesmo tempo que melhoram a qualidade dos trabalhadores e das suas famílias, assim como da comunidade local e da sociedade em geral.
RSE
Responsabilidade Social das Empresas
RTTE
Equipamento Terminal de Rádio e Telecomunicações
Topo
Sistema Mundial Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS)
O Sistema Mundial Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é um sistema das Nações Unidas para identificar produtos químicos perigosos e informar os utilizadores sobre estes perigos através de símbolos e frases normalizados nos rótulos das embalagens e através das fichas de dados de segurança (SDS). Em 16 de Dezembro de 2008, o Parlamento Europeu e o Conselho adoptaram um novo regulamento relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (CLP) que alinha a legislação da UE existente ao GHS. Foi publicado no Jornal Oficial em 31 de Dezembro de 2008.
Sustentabilidade
O conceito de desenvolvimento sustentável refere-se a uma forma de desenvolvimento que responde às necessidades actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer as suas próprias exigências. A UE deu o seu acordo aos objectivos ambiciosos de redução de 20% das emissões de gases com efeito de estufa da UE, de melhoria da eficiência energética de 20% e de aumento da quota de energias renováveis de 20% até 2020. Isto exige projectos políticos que melhorem a competitividade industrial, económica e comercial da UE, tendo simultaneamente em devida conta as perspectivas futuras do planeta.
Topo
TABD
Diálogo Empresarial Transatlântico
TEC
Conselho Económico Transatlântico
Tenders Electronic Daily (TED)
TED é a versão em linha do suplemento S do Jornal Oficial da União Europeia onde são publicados, nomeadamente, os concursos públicos, as adjudicações de contratos e os anúncios de informação prévia
Topo
WES
Espírito Empresarial das Mulheres
Topo

Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo