Percurso de navegação

A nossa rede

People network © cornelius - fotolia.com

Esta página apresenta a vasta rede de agências e organismos externos com que a DG Empresas e Indústria colabora no dia-a-dia.

As agências abaixo referidas estão encarregadas da execução de políticas e projectos específicos para a Comissão.


Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI)

Logótipo da Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI)

A EACI administra quatro programas:

Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação


Enterprise Europe Network (Rede europeia de empresas)

Logótipo da Enterprise Europe NetworkRede pan-europeia que apoia as PME europeias no que diz respeito à respectiva internacionalização e inovação English.

As funções de gestão das operações e de gestão de projectos são assumidas pela EACI, enquanto as orientações gerais e o desenvolvimento estratégico é assegurado pela DG Empresas e Indústria.

Enterprise Europe Network (Rede europeia de empresas) English

 


Agência de Execução para a Investigação (REA)

Logótipo da Agência de Execução para a Investigação (REA)Organismo que gere grande parte do programa de financiamento da investigação da UE.

Presta serviços à comunidade e apoia uma série de serviços da Comissão implicados neste domínio (DG Investigação, Empresas, Sociedade da Informação, Energia e Transportes).

A REA negocia os acordos de subvenção finais com os consórcios de investigação seleccionados, efectua os financiamentos e controla a correcta execução dos projectos.

Agência de Execução para a Investigação


Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA)

Logótipo da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA)Presta assessoria científica sobre questões de segurança/sócio-económicas relacionadas com a utilização de substâncias químicas e assegura a gestão do programa REACH Deutsch (de) English (en) français (fr) no que se refere às tarefas de classificação, embalagem e rotulagem.

A agência é obrigada a consultar a Comissão (a DG Empresas é a DG de que depende a ECHA) acerca de algumas das suas tarefas específicas, assim como no que se refere ao planeamento do seu trabalho e aos recursos necessários.

Agência Europeia dos Produtos Químicos


Agência do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) Europeu

Logótipo da autoridade supervisora do GNSS europeu (GSA)Os programas de radionavegação por satélite EGNOS e Galileo são geridos pela Comissão, mas esta delegou algumas das suas competências na GSA, sobretudo em matéria de segurança, comercialização e certificação.


Logótipo da Agência GNSS (GSA)


Agência Espacial Europeia (ESA)

Logótipo da Agência Espacial Europeia (ESA)Organismo intergovernamental (18 países membros) que promove programas comuns de natureza não-militar no domínio da investigação e tecnologia espaciais, com aplicações quer científicas quer operacionais, como é o caso de Galileo English (en) e do programa de observação da Terra (GMES).

Embora independente da UE, a ESA e a Comissão colaboram formalmente no âmbito de um acordo-quadro.

Por exemplo, a Comissão contribui com 624 milhões de euros para a componente espacial da GMES em troca da gestão conjunta do programa (a ESA assegura a gestão técnica e executa o orçamento enquanto a Comissão controla a aplicação geral).

Agência Espacial Europeia


Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)

Logótipo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)Fornece assessoria científica independente à Comissão sobre todas as questões que tenham um impacto a nível da segurança alimentar. O papel da EFSA é avaliar os riscos associados à cadeia alimentar e informar o público.

A agência ocupa-se dos alimentos destinados ao consumo humano ou para animais, da saúde e do bem-estar dos animais, da nutrição e da fitossanidade. Trata-se de uma entidade jurídica distinta, independente das instituições europeias.

Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos


Comité Europeu de Normalização (CEN)

Logótipo do Comité Europeu de Normalização (CEN)Principal organismo de normalização europeu e um dos três organismos oficialmente reconhecidos pelo direito europeu (os outros são o CENELEC e o ETSI).

Funciona como uma plataforma para 31 países para elaborar normas europeias e outras especificações, em especial as normas europeias voluntárias.

Diz respeito a todos os domínios, com excepção dos sectores da electrotécnica, (CENELEC) e das telecomunicações (ETSI).


Comité Europeu de Normalização


Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC)

Logótipo do Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC)Responsável pela normalização no sector da electrotécnica, elabora normas europeias voluntárias nesse domínio.

Conta com 31 países membros e tem um acordo de cooperação com a Comissão Electrotécnica Internacional.


Comité Europeu de Normalização Electrotécnica


Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI )

Logótipo do Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI )Responsável pela elaboração de normas no domínio das telecomunicações e alguns aspectos das transmissões.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos ao abrigo do direito francês.

Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações


Agência Europeia de Defesa (EDA)

Logótipo da Agência Europeia de Defesa (EDA)Ajuda os governos europeus e o Conselho da UE a melhorar as capacidades de defesa da Europa na gestão das crises e a apoiar a política europeia de segurança e de defesa.

A Comissão (sob a orientação da DG Empresas) colabora frequentemente com a agência, tendo o Comissário das Empresas o estatuto de observador no comité director da EDA.


Agência Europeia de Defesa


Partilhar: FacebookGoogle+LinkedInEnviar esta página a um amigo

Texto tamanho normalAumentar texto 200 %Imprimir esta página