Percurso de navegação

 

Acerca do vídeo

Esta página contém informações sobre as questões abordadas no filme de animação.

 

As lâmpadas disponíveis no mercado podem ter níveis de consumo de energia muitos diferentes. O rendimento energético de uma lâmpada varia numa escala de A (mais eficiente) a G (menos eficiente) e é indicado no denominado rótulo energético europeu. Ao escolher uma lâmpada da classe A, poderá poupar consideravelmente na conta de electricidade mesmo tendo em conta o facto de este tipo de lâmpadas ser mais caro. Mais informações sobre os tipos de lâmpadas disponíveis.

Utilize uma lâmpada de classe A e poupe na conta de electricidade.

 

É a intensidade luminosa (expressa em lúmenes), e não a potência (medida em watts), que determina o desempenho das lâmpadas.

Duas lâmpadas que consomem quantidades de electricidade muito diferentes podem produzir a mesma quantidade de luz. É melhor descrever e comparar lâmpadas em função da quantidade de luz que emitem (expressa em lúmenes) do que tendo como referência a electricidade que consomem (expressa em watts) para produzir essa quantidade de luz. Consulte a rubrica Perguntas frequentes para mais informações a este respeito, bem como para outros conselhos úteis.

 

Quanto mais baixa a temperatura cromática, mais quente é a luz.

Para além de permitirem poupar dinheiro, as lâmpadas de baixo consumo oferecem um leque de escolha mais alargado em termos de cor de luz do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Quando escolher uma lâmpada, tenha presente a finalidade a que se destina (por exemplo, um candeeiro com regulação da intensidade da luz), para poder tirar o maior partido possível das suas características. Consulte a rubrica Como escolher uma lâmpada de baixo consumo para informações pormenorizados a este respeito.

A embalagem das lâmpadas contém informações sobre a possibilidade de regulação da intensidade.

 

As lojas que vendem lâmpadas têm geralmente recipientes de reciclagem das lâmpadas usadas.

No final da sua vida útil, as lâmpadas de baixo consumo, como as lâmpadas fluorescentes compactas e as lâmpadas LED, necessitam de um tratamento especial.