Fondazione Caritas Ambrosiana

Date

01/07/2005-28/02/2008

Contact

Valentina Caimi

Country

Development Partnership

Fondazione Caritas Ambrosiana

Demand

O desafio do projecto era transformar um sistema de serviços sociais fragmentado num modelo mais coeso que funcione numa base de confiança e cooperação. O objectivo era promover os direitos dos cidadãos e aumentar o nível de inclusão social de grupos desfavorecidos numa abordagem multi-sectorial (emprego, alojamento, necessidades sociais diferentes). As iniciativas necessitavam de uma dimensão multi-sectorial e experimental. Era também necessário o envolvimento das comunidades locais e dos actores-chave locais.

Solution

A estratégia adoptada incluía: a criação do sistema de networking estável que integra os principais agentes envolvidos nos processos de inclusão social, a valorização das boas práticas existentes nas comunidades locais, a promoção da integração entre os serviços públicos e privados existentes a nível do sector social, de saúde, educacional, de emprego e alojamento. A primeira fase foi direccionada para o fortalecimento da gestão de entidades sociais, através de acções de formação e aconselhamento à medida. Na segunda fase, a abordagem foi mais no sentido de estimular a participação activa das entidades de cariz social nos processos de desenvolvimento do sistema social local, através da parceria entre as instituições públicas e privadas. Foram abertos Laboratórios Locais com o objectivo de criar e experienciar novos modelos de intervenção nas políticas locais.

Products

Estudos, pesquisas, inquéritos, conferências Web site: www.agenziadicittadinanza.it Ferramenta de auto-avaliação sobre equilíbrio social Ferramenta de auto-avaliação sobre a abordagem de género 9 newsletters periódicas 2 DVDs 2 CD-Roms

Results

O melhoramento das redes territoriais originou o envolvimento de novas tipologias de parceiros locais, a activação de novas redes sociais, o fortalecimento da cooperação entre instituições lucrativas e não lucrativas e a promoção de intercâmbios a nível local. Resultados: participação de Laboratórios e beneficiários no planeamento de projectos, criação de parcerias, angariação de fundos, criação de novos serviços, adopção de uma abordagem a uma política integrada.