Maison du Design

Date

01/04/2005/-31/12/2007

Contact

Barbara Sylvester

Country

Development Partnership

Maison du Design

Demand

Jovens designers com vontade de montar o seu próprio negócio, que possuem as competências criativas mas não têm competências ao nível da gestão. O facto de não ser fácil obter informação objectiva, integrada e formal relativa à gestão de um negócio, especialmente direccionada para a sua área de especialização (design de produto, moda, design gráfico, etc…), leva a que as hipóteses de sucesso na criação/desenvolvimento da sua própria actividade sejam reduzidas.

Solution

A "Maison du Design", um centro empresarial só para designers, desenvolveu um guia que reúne toda a informação que um designer necessita para criar o seu próprio negócio: o "Independent Designer Guide" (Guia para o Designer Independente). O Guia baseia-se nas necessidades e questões recorrentes que envolvem a criação de um negócio: como proteger o seu negócio, como elaborar o projecto, o que é mais importante quando se arranca com um negócio, que apoios estão disponíveis (antes, durante e depois da criação do negócio) e quais a oportunidades de networking (moradas). O Guia também dá exemplos concretos e úteis através da experiência de outros jovens designers para que estes jovens empreendedores se identifiquem facilmente com as suas histórias e com o processo de criação de uma empresa. Este Guia é único e é o único livro existente na Bélgica que reúne toda a informação relevante sobre como criar uma empresa na área do design.

Products

O guia 'Independent Designer Guide' é um livro de 134 páginas, disponível em francês gratuitamente. Para obter informação actualizada regularmente, o livro será brevemente editado em versão CD e estará disponível para download no website da 'Maison du Design': www.maisondudesign.be

Results

O Guia encontra-se disponível para qualquer jovem designer (empregado ou desempregado) que queira montar o seu próprio negócio e é maioritariamente utilizado por jovens designers de Wallonia e Bruxelas, assim como pelos alunos do último ano dos cursos de design. É também utilizado pelas instituições belgas vocacionadas para a promoção do design belga. Os designers já têm uma melhor percepção sobre os diferentes passos que são necessários para a criação do seu próprio negócio com sucesso. Este Guia pode ser adaptado a outras instituições e sectores de actividade.