International Organization for Migration (IOM)

Date

01/01/2005-31/12/2007

Contact

Philipp Schwertmann

Country

Development Partnership

International Organization for Migration (IOM)

Demand

O desenvolvimento das técnicas de investigação criminal não é por si só suficiente para combater o tráfico humano. É fundamental o desenvolvimento de uma abordagem baseada nos direitos humanos e centrada nas vítimas para aumentar as hipóteses de reintegração das vítimas deste crime e facilitar a sua saída da ilegalidade. É necessário oferecer às vítimas de tráfico humano assistência a nível da reintegração transnacional, de modo a garantir que não são novamente capturadas pelas redes criminosas e novamente traficadas.

Solution

Desenvolvemos abordagens inovadoras no campo da assistência social para melhorar os contactos iniciais com as vítimas. Terapeutas especializados estabilizaram as vítimas através de aconselhamento e cuidados adequados, tendo como objectivo criar uma base para fornecer outras medidas de assistência sustentáveis. Ajudámos as vítimas a criar novas perspectivas de vida através de formação profissional especializada. Cerca de 400 pessoas receberam aconselhamento e frequentaram várias acções de formação profissional. Estas experiências e os seus resultados foram publicados no livro 'Reintegration Handbook" (Manual de Reintegração). Ao sensibilizar os vários intervenientes políticos, a polícia, o ministério público, assim como os litigantes, conseguimos oferecer melhor apoio às vítimas. Reforçámos as redes de trabalho com as ONG da Europa Central e Ocidental de modo a garantir que as vitimas, após retornarem aos seus países de origem, continuam a receber apoio e acompanhamento adequado ('Base de Dados de Contactos").

Products

Base de dados de contactos Manual de Reintegração Safe Migration Handbook [Manual para uma Emigração Segura] - (fornece informações aos potenciais migrantes sobre as possibilidades de emigrarem para a Alemanha em busca de trabalho e sobre como evitar o risco de tráfico) Lista de indicadores (Como identificar vítimas de tráfico humano para exploração laboral)

Results

- Reconhecimento do tráfico humano para exploração laboral (por ex.: construção civil, agricultura, trabalho doméstico) como um fenómeno completamente negligenciado. - Consciencialização para a importância da formação profissional na reintegração das vítimas de tráfico humano. - Consciencialização para a ligação entre a inclusão social de emigrantes laborais e a prevenção eficaz do tráfico humano. - Infelizmente, o financiamento para a formação profissional das vítimas de tráfico humano ainda é escasso.