Regulamento

Regulamento

  1. Por cada trabalho submetido a concurso há que preencher devidamente um formulário de inscrição.
  2. Todas as reportagens ou artigos submetidos a concurso devem ter sido publicados ou exibidos na comunicação social entre 1 de Outubro de 2009 e 24 de Setembro de 2010.
  3. O prazo para o envio das inscrições termina a 24 de Setembro de 2010.
  4. Todos os trabalhos submetidos devem ter sido originalmente publicados ou exibidos num órgão de comunicação social com sede editorial num dos 27 Estados-Membros da UE, na Islândia ou na Noruega.
  5. Cada participante pode inscrever um máximo de três artigos ou reportagens.
  6. Os artigos devem ter no mínimo 700 palavras. Recomenda-se que os artigos não excedam as 3000 palavras.
  7. As peças audiovisuais devem ter obrigatoriamente entre um minuto e meio (1’30) e três minutos (3’00). Aceitam-se versões editadas de reportagens mais longas, desde que a peça submetida a concurso tenha entre um minuto e meio (1’30) e três minutos (3’00). As peças devem ser enviadas em formato MPEG4 (.mov PAL dv25).  
  8. Os trabalhos escritos devem ser entregues (ou traduzidos) numa das 23 línguas oficiais da UE, em islandês ou em norueguês.
  9. As peças audiovisuais devem ser acompanhadas por um pequeno guião (uma página no máximo) que resuma a reportagem numa das 23 línguas oficiais da UE, em islandês ou em norueguês.
  10. Serão aceites inscrições colectivas, até um máximo de cinco pessoas, desde que os principais autores (por exemplo, investigadores, jornalistas ou editores) o autorizem explicitamente e sejam todos referidos no formulário de inscrição.
  11. Os artigos/reportagens podem ser enviados por terceiros, incluindo órgãos de comunicação social. Nesse caso, a inscrição deve ser feita com a autorização expressa (escrita) do autor.
  12. A Comissão Europeia reserva-se o direito de utilizar os trabalhos submetidos em apresentações e na imprensa e de os reproduzir em qualquer formato, com o objectivo de promover o Prémio de Jornalismo e o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
  13. A decisão do júri é soberana. O júri reserva-se o direito de recusar qualquer inscrição que não obedeça às condições de participação. Não serão reconhecidas acções judiciais.
  14. Ao inscrever-se, o/a participante declara que leu e compreendeu as regras do concurso.
  15. Os artigos de imprensa escrita ou digital e os trabalhos audiovisuais devem ser submetidos no seu formato original.
  16. Os participantes devem provar que o artigo/reportagem foi publicada ou exibida (fornecendo um pdf, uma imagem do artigo ou a hora de emissão de uma reportagem).
  17. Os participantes menores de 18 anos devem apresentar uma autorização assinada pelo encarregado/a de educação.