Página inicial

Página inicial

És aluno de Artes?

Vives na Europa?

Queres usar a tua arte para ajudar uma pessoa em situação de pobreza?

Contamos contigo!

Se te interessas por problemas sociais actuais, estás a par da luta contra a pobreza e pronto para uma aventura humana, este projecto é para ti! Participa no Projecto Arte Amiga para alunos de fotografia e pessoas em situação de pobreza! O tema deste projecto europeu, o qual inclui uma exposição de fotografia, é (IN)VISIBLE / (IN)VISÍVEL. Não te atrases! Tens até 15 de Outubro para enviares os teus trabalhos.

O que é?

O Projecto Arte Amiga é uma das principais actividades do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Porquê?

A arte não erradica a pobreza mas pode devolver dignidade e confiança às pessoas. Pode ajudar a recriar laços sociais. Em circunstâncias precárias, as pessoas concentram-se nas necessidades básicas, não há espaço para actividades culturais, mas um indivíduo excluído da cultura é um indivíduo marginalizado na sociedade. Ao participarem num projecto de arte, ao criarem algo, as pessoas têm a possibilidade de se sentirem mais integradas. A acção cultural permite-lhes afirmarem-se como seres humanos, confere-lhes identidade, permite-lhes escaparem à vergonha, que é uma fonte de isolamento.

Quem pode participar?

Em cada Estado-Membro serão formados trios, com um aluno de arte, uma pessoa em situação de pobreza e uma ONG (organização não governamental). A ONG fará a ligação entre o aluno e a pessoa em situação de pobreza, propiciando o primeiro encontro e o acompanhamento do projecto. No decorrer dos encontros, o aluno e a pessoa em situação de pobreza (a dupla de artistas) tirarão fotografias, as quais resultam de um trabalho conjunto.

Um comité artístico seleccionará cerca de 50 fotografias, que serão depois expostas.

Como?

As fotografias que cumpram os critérios de selecção poderão ser vistas nesta página e numa exposição de cerca de 50 fotografias, em Bruxelas, no final de Novembro de 2010. Todas as fotografias serão assinadas pela dupla. Se a sua fotografia for escolhida, a dupla terá visibilidade a nível europeu e receberá um certificado de participação, o catálogo da exposição e postais com a sua fotografia.