Botschafter des Europäischen Jahres

Tereza Salgueiro

Tereza Salgueiro

Portugal

English text

 

Tereza Salgueiro nasceu em Lisboa a 8 de Janeiro de 1969. Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo Português de Sempre no estrangeiro – Madredeus. Entre 1987 e 2007, gravou com o Madredeus mais doze discos premiados, sendo mais de cinco milhões vendidos em todo o mundo.

Em paralelo com a actividade do grupo, é editado um álbum em seu nome, “obrigado” (2006), reúne participações de vários artistas gravadas entre 1990 e 200. Grava dois álbuns em nome próprio, em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade enquanto intérpret: “Você e Eu” (2007) com o Septeto de João Cristal, gravado em S.Paulo um trabalho que interpreta temas da música brasileira, dos anos 30 a 70 do século vinte e “La Serena” (2007) com Lusitânia Ensemble, que se centra na interpretação de temas pertencentes a várias culturas.

A convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solista no álbum “Silence Night and Drams” (2007). Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias.

A 30 de Junho de 2008 Tereza Salgueiro apresentou no Teatro de S.Carlo em Nápoles a convite do quarteto de cordas italiano – Solis String Quartet – Para interpretar um conjunto de canções evocativas ao legado da Música Napolitana.

Já enquanto artista independente da estrutura com a qual trabalhou durante vinte e um anos, em Agosto de 2008, convida o violinista Jorge Varrecoso Gonçalves – director do Lusitância Ensemble – Para escrever arranjos originais e o ano de 2009 vê nascer o projecto MATRIZ – um percurso pela obra de diferentes autores e compositores portugueses, do período medieval ao presente, procurando representar e celebrar a riqueza, diversidade e antiguidade da nossa cultura musical e poética.

 

Tereza believes it is a good time to help those in need.

 

Associated links