Eiropas gada vēstneši

Ricardo Pereira

Ricardo Pereira

Portugal

English text

 

Com um já vasto cv em televisão, teatro e cinema, Ricardo Pereira de 30 anos, iniciou a sua actividade profissional em 1996 com a participação em peças de teatro amador dos grupos de teatro do Liceu Camões e Colégio Académico em Lisboa.

O seu trabalho em Televisão divide-se entre séries, novelas e apresentação de programas. Começou em 2000 em “Bairro da Fonte” para a SIC, seguiram-se “Maiores de 20” e “Senhora das Águas” para a RTP, depois “Sonhos Traídos” para a TVI onde participou em mais 3 novelas: “Amanhecer”, “Saber Amar” e “Queridas Feras”. Nesta altura recebeu um convite para protagonizar “Como Uma Onda” para a Globo/Brasil para onde partiu e onde tem desenvolvido uma carreira. Depois de “Como Uma Onda” participou ainda em “Prova de Amor” para a Rede Record e posteriormente em “Pé na Jaca” novamente para a Globo. Fez ainda “Jura” para a SIC e “ “Floribella” também para a SIC, no Brasil gravou “Negocio da China” para a TV Globo e neste momento podemos vê-lo em “Perfeito Coração” na SIC e apresenta com Sofia Cerveira “Episódio Especial” para a SIC.

Em Cinema já participou em cerca de uma dezena de filmes, protagonizando “ O Milagre Segundo Salomé” de Mário Barroso, “Viúva Rica Solteira não Fica” de José Fonseca e Costa e ainda “Sonhos e Desejos” realizado por Marcelo Santiago em Belo Horizonte/Brasil, “Amália” de Carlos Coelho da Silva e mais recentemente “Mistérios de Lisboa” realizado por Raoul Ruiz.

Em Teatro conta também com uma já vasta experiência, com destaque para “Menino ao Colo” uma encenação de Maria Emília Correia para o Teatro da Trindade, “ A Real Caçada ao Sol” de Peter Shaffer no Teatro Nacional D Maria II ou “Ou Por Uma Noite” uma encenação de “António Pires” para o Teatro da Estefânia (Lisboa) e Teatro Rivoli (Porto). No Brasil participou em “Surto” no Teatro dos Quatro no Rio de Janeiro. Em 2008 foi protagonista da peça “A Gorda”, de Neil Labute no Teatro Villaret.
 

 

Ricardo Pereira is “very happy” to be ambassador of the European Year of combating poverty and social exclusion and wants to participate in all activities and help those in need.