Veľvyslanci Európskeho roku

Isabel Mota

Isabel Mota

Portugal

English text

Licenciada em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (Lisboa), leccionou, como Assistente, no Instituto Superior de Economia.

Foi subdirectora-geral do Gabinete para a Cooperação Económica Externa, responsável pela representação de Portugal em organizações multilaterais (Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Interamericano de Desenvolvimento), assessora da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças e Conselheira na Representação Permanente de Portugal, em Bruxelas.

Integrou os XI e XII Governos Constitucionais, como Secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, com responsabilidade nas negociações com a União Europeia dos Fundos Estruturais e de Coesão para Portugal (1987-1995).

Foi directora do Serviço de Orçamento, Planeamento e Controlo da Fundação Calouste Gulbenkian (1996-1998), de que é administradora, desde 1999. Foi ainda consultora do Banco Mundial, administradora do Instituto para a Formação de Executivos da Universidade Nova de Lisboa e membro do Conselho Geral da Vodafone. Foi membro da Comissão Estratégica dos Oceanos e coordenou a elaboração da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (2004). É ainda membro do Conselho Consultivo do jornal Público e curadora da Fundação da Batalha de Aljubarrota.

Foi distinguida com o Prémio Mulher Empresária Dona Antónia Ferreira e com a Grã-Cruz Ordem do Infante D. Henrique.

 

Isabel Mota is from the Administratix Fundação Calouste Gulbenkian.