Botschafter des Europäischen Jahres

Sandra Barata Belo

Sandra Barata Belo

Portugal

Estudou na escola Chapitô, em Lisboa, tendo ainda formação acrescida em vários outros cursos, e trabalhou com as companhias teatrais Útero, O Bando e no próprio Chapitô. Em 2001 licenciou-se em Animação Sociocultural, na Escola Superior de Educação Jean Piaget.

Das primeiras peças como profissional, participou aos 19 anos em "As Maminhas de Tirésias Nós" e "Apollinaire", no espaço Ginjal, em Cacilhas. Durante a Expo 98, participou no espectáculo "Peregrinação", que todos os dias desfilava pelo recinto.

Na televisão entrou nas séries "A Família Galaró" e "Chiquititas", Em 2009 interpreta o papel de Leonor.

No cinema interpretou o papel da fadista Amália Rodrigues, em "Amália", do realizador Carlos Coelho da Silva, produzido por Manuel S. Fonseca. na curta-metragem “Até ao fim”, e “Azac – camín sin sortida”, Curta-metragem para a Faculdade de Belas Artes de Barcelona, realizada por alunos finalistas. Em 2009 entrou no filme “Uma Aventura na Casa Assombrada”, personagem Bárbara, de Carlos Coelho da Silva, Valentim de Carvalho.

Recebeu o Globo de Ouro, atribuído pela SIC e Revista Caras, para melhor actriz de cinema, em 2009 Revista LUX – prémio melhor actriz de cinema e Prémio Amália Rodrigues – fundação Amália – distinção em cinema.

Barata Belo (Lisbon, 1979) is a Portuguese actress for Theatre, cinema and television.