Percurso de navegação

U-Multirank

De que se trata?

O «U-Multirank» é uma nova classificação mundial e pluridimensional das universidades, centrada no utilizador, que contempla muitos aspetos do ensino superior: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimentos e participação a nível regional. Trata-se de uma classificação independente que, nos primeiros anos de funcionamento, contará com o apoio financeiro da União Europeia.

Esta nova ferramenta de comparação do desempenho inclui informação sobre mais de 850 instituições de ensino superior, 1200 faculdades e 5000 programas de estudo de 70 países.

Por que razão foi criada?

O potencial das instituições de ensino superior europeias em termos de contributo para a sociedade e a prosperidade socioeconómica continua por explorar. É necessária maior transparência para que os vários intervenientes - estudantes, instituições, empresas, decisores políticos - possam ter um conhecimento mais aprofundado do desempenho dessas instituições. O «U-Multirank» é um instrumento-chave para esse efeito. É mais exaustivo e orientado para o utilizador do que qualquer classificação existente e mostra com maior clareza o desempenho de um conjunto muito mais amplo de universidades, assim como as suas potencialidades em termos de contribuição para o crescimento e o emprego, contendo informações valiosas para os decisores políticos, os estudantes e as próprias instituições. 

O que foi feito até agora

O «U-Multirank» foi lançado em 13 de maio de 2014.

 

How can we help?