Percurso de navegação

Centros nacionais de informação sobre o reconhecimento académico

De que se trata?

A rede NARIC oferece apoio para o reconhecimento de diplomas e períodos de estudo realizados noutros países. É constituída por centros nacionais localizados nos países abrangidos pelo programa Erasmus+ e trabalha em estreita colaboração com a Rede Europeia de Centros de Informação, mais ampla, que cobre todo o Espaço Europeu do Ensino Superior.

Como funcionam os centros?

O estatuto e o âmbito de trabalho de cada centro variam de país para país. Na maioria dos países, as instituições de ensino superior são autónomas e é a estas que cabe decidir sobre a admissão de alunos estrangeiros ou possíveis dispensas concedidas a estudantes com base em estudos realizados no estrangeiro. Os centros NARIC oferecem essencialmente aconselhamento sobre os sistemas de ensino e as qualificações internacionais, embora alguns tomem decisões concretas de reconhecimento que são vinculativas.

Quais são as vantagens?

A Comissão Europeia contribui para as atividades da rede NARIC facilitando o intercâmbio de informações e de experiências entre países, identificando boas práticas, procedendo à análise comparativa dos sistemas e políticas neste domínio e apoiando projetos de cooperação, como o da elaboração do manual do Espaço Europeu do Reconhecimento.

 

How can we help?