Percurso de navegação

HEInnovate: ferramenta de autoavaliação para a inovação e o empreendedorismo

De que se trata?

O HEInnovate é uma ferramenta de autoavaliação em linha destinada a facultar às instituições de ensino superior aconselhamento, ideias e inspiração para tendo em vista ajudá-las a gerirem eficazmente as mudanças institucionais e culturais.

O conceito HEInnovate, debatido pela primeira vez no Fórum Universidades-Empresas de 2011, surgiu da necessidade de definir o que caracteriza uma instituição de ensino superior empreendedora e de criar um «quadro de orientação» livremente acessível como instrumento de aprendizagem e inspiração.

Como funciona?

O HEInnovate permite, através do seu sítio Web, que cada instituição de ensino superior realize uma autoavaliação independente da instituição ou de faculdades, departamentos ou setores específicos, mediante uma série de afirmações que abrangem diversos domínios essenciais para o desempenho e o desenvolvimento de instituições empreendedoras e inovadoras.

A autoavaliação está dividida em sete domínios ou dimensões:

  • Liderança e governação
  • Capacidade organizacional, pessoas e incentivos
  • Desenvolvimento do empreendedorismo no ensino e na aprendizagem
  • Percursos para Empreendedores
  • Intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino superior e empresas ou entidades externas
  • A instituição de ensino superior empreendedora enquanto instituição internacional
  • Avaliação do impacto

Cada dimensão abrange um conjunto de afirmações a que o utilizador deve atribuir uma pontuação indicando em que medida concorda ou discorda das mesmas. Não é necessário preencher as sete dimensões para obter resultados, podendo os utilizadores escolher as dimensões que para eles sejam mais relevantes.

Uma vez concluída a autoavaliação, a ferramenta fornece informação imediata sobre os pontos fortes e as lacunas da instituição, sendo gerados materiais de aprendizagem adaptados aos resultados obtidos.

O que foi feito até agora

Foram realizados por toda a Europa vários seminários sobre esta ferramenta, que suscitou interesse também fora da Europa. A procura contínua e crescente de seminários e outros eventos conduziu à organização de um programa bastante completo de atividades, algumas das quais são realizadas em cooperação com as presidências da UE.

Em julho de 2014, mais de 450 instituições tinham já utilizado o portal HEInnovate, e este número continua a crescer.

No contexto do acordo de cooperação com a OCDE, são igualmente realizados seminários sobre as políticas nacionais e análises aprofundadas dessas políticas em vários países da UE.

Próximas etapas

Em 18 de novembro de 2014, exatamente um ano após o lançamento do HEInnovate, foi lançada uma versão nova, atualizada, com funcionalidades melhoradas e novos conteúdos, bem como o HEInnovate Challenge, que é uma oportunidade para as instituições do ensino superior apresentarem as suas próprias histórias e experiências com base nas sete dimensões.

Estão planeados para 2015 mais seminários e eventos, bem como análises por país efetuadas pela OCDE e, ainda, a introdução de um «kit de formação» que permitirá às instituições de ensino superior organizar os seus próprios eventos. A ferramenta continuará a ser atualizada e melhorada com base nos contributos e nas reações dos utilizadores.

O Heinnovate é também uma comunidade em linha em plena expansão, com ligações a outras plataformas e redes sociais, como, por exemplo, a rede LinkedIn.

 

How can we help?