Percurso de navegação

Monitor da educação e da formação

De que se trata?

O relatório Monitor da Educação e da Formação, publicado todos os anos, descreve a evolução dos sistemas de educação e formação na Europa, com base em dados quantitativos e qualitativos, relatórios e estudos recentes, assim como documentos de orientação neste domínio.

Embora centrado em elementos empíricos, o Monitor contém em cada seção indicações políticas claras para os Estados-Membros.

Por que motivo é necessário?

O Monitor da Educação e da Formação contribui para a aplicação do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e formação (EF 2020), uma vez que reforça a base de conhecimentos e permite associar mais estreitamente esse quadro à estratégia «Europa 2020», de âmbito mais vasto, bem como às recomendações específicas por país adotadas pelo Conselho no âmbito do Semestre Europeu de 2014.

O que foi feito até agora

A Comissão publicou a 3.ª edição anual do Monitor da Educação e da Formação em novembro de 2014. O relatório completo, com as principais conclusões e os aspetos de relevância política, pode ser descarregado aquipdf(4.37 Mb) Traduções da ligação anterior  .


O Monitor da Educação e da Formação mais recente é acompanhado por 28 relatórios relativos a cada país e uma ferramenta de visualização que permite avaliar o desempenho e os progressos dos Estados-Membros relativamente aos objetivos do quadro estratégico EF 2020.

Por último, o sítio web do Centro de Investigação sobre a Educação e a Aprendizagem ao Longo da Vida (CRELL), do JRC, contém indicadores complementares que foram utilizados ao longo do exercício de acompanhamento. Esses indicadores fazem parte do Quadro de Avaliação Conjunta (QAC), uma ferramenta que torna possível um acompanhamento coerente e transparente em todos os Estados-Membros.

Próximas etapas

A Comissão publicará a próxima edição do Monitor da Educação e da Formação no final de 2015.

Perguntas

As perguntas respeitantes ao exercício de acompanhamento feito pela Comissão em 2014 e os pedidos de dados subjacentes aos quadros e valores apresentados no Monitor da Educação e da Formação devem ser enviados para eac-monitor@ec.europa.eu.

 

How can we help?