Percurso de navegação

Capa do Monitor da Educação e da Formação

Monitor da Educação e da Formação

De que se trata?

O Monitor da Educação e da Formação dá conta anualmente da evolução dos sistemas de ensino e formação na Europa através de um relatório que reúne elementos factuais.

O Monitor da Educação e da Formação de 2015 evidencia as prioridades educativas que necessitam de mais investimentos e identifica políticas para reforçar o caráter inclusivo, a qualidade e a relevância dos sistemas de ensino e formação europeus.

Por que motivo é necessário?

Desde 2012 o Monitor da Educação e da Formação tonou-se uma referência indispensável para o mundo educativo na Europa, seguindo a par e passo as prioridades do quadro de cooperação EF 2020 e contribuindo para a realização dos objetivos mais vastos da estratégia Europa 2020 na área da educação.

O relatório constituirá uma das principais fontes em que se baseará a Comissão para analisar os desafios e a evolução das políticas educativas no âmbito do Semestre Europeu de 2016.

O que foi feito até agora

A Comissão publicou a quarta edição anual do Monitor da Educação e da Formação em novembro de 2015. O relatório completo, que inclui um resumo de 10 páginas das conclusões gerais e específicas por país, pode ser descarregado aquipdf(3.91 Mb) Traduções da ligação anterior  . Está igualmente disponível uma síntese dos resultados relativos às metas da UE para 2020pdf(251 kB) Traduções da ligação anterior  .

O Monitor da Educação e da Formação de 2015 é acompanhado por 28 relatórios, cada um sobre um dos países da UE, que completam a análise global com informações específicas sobre medidas de política e reformas recentes a nível nacional. Os resumos de uma página dos relatórios sobre cada país podem ser descarregados aquipdf(3.75 Mb) Traduções da ligação anterior 

Foram criados vários mapas interativos para avaliar o desempenho e os progressos dos Estados-Membros no cumprimento das metas do quadro EF 2020.

Foram ainda utilizados indicadores contextuais da rede Eurydice e do Centro de Investigação sobre a Educação e a Aprendizagem ao Longo da Vida (CRELL), uma instância do Centro Comum de Investigação (JRC). As ligações para os documentos relevantes encontram-se a seguir.

 

How can we help?