O que é?

O Registo Europeu do Ensino Superior (ETER) é uma base de dados sobre instituições de ensino superior na Europa.

O ETER fornece dados pormenorizados sobre as 2 465 instituições de ensino superior que acolhem mais de 17 milhões de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Os dados abrangem 32 países europeus, incluem o tamanho da universidade, o número e o sexo dos estudantes e do pessoal, as matérias e os níveis do ensino, assim como informações sobre a investigação, os estudantes e o pessoal internacional, bem como sobre o financiamento.

Com base nas informações das autoridades estatísticas nacionais, o ETER completa outros dados sobre o desempenho das universidades, como o U-Multirank, e as estatísticas sobre o ensino superior ao nível dos sistemas (UNESCO-UIS/OCDE/Eurostat).

Por que razão foi criado?

Os ministros do Espaço Europeu do Ensino Superior assumiram o compromisso de tornar os sistemas de ensino superior mais compreensíveis para o público, sobretudo os estudantes e os empregadores, através da melhoria da transparência dos instrumentos de recolha de dados empíricos.

O Registo Europeu do Ensino Superior é uma ferramenta fundamental neste contexto, uma vez que disponibiliza um vasto leque de informações comparáveis sobre as instituições de ensino superior. Permitirá igualmente que estas instituições comparem os seus perfis com os de outros estabelecimentos (para identificar parceiros de investigação ou de ensino ou oportunidades de especialização, por exemplo), e será útil para os decisores políticos responsáveis pela gestão dos sistemas de ensino superior no seu conjunto.

O que foi feito até agora

Os primeiros resultados do ETER estão disponíveis no sítio do ETER. A partir de 20 de junho de 2016, uma nova interface convivial facilita o acesso aos dados.