De que se trata?

Ao mudar de emprego ou ao iniciar uma nova formação, dentro ou fora das fronteiras nacionais, as competências e qualificações dos trabalhadores ou formandos deveriam ser fácil e rapidamente reconhecidas. Este fator é essencial para aumentar os níveis de competências e melhorar a empregabilidade.

A União Europeia criou vários instrumentos destinados a apoiar a transparência e o reconhecimento das competências, dos conhecimentos e das qualificações para que seja mais fácil estudar e trabalhar em qualquer país da UE.

O que foi feito até agora

Foram já lançadas diversas iniciativas com o objetivo de melhorar a transparência e simplificar o reconhecimento das competências e qualificações em toda a Europa:

Consulta pública

Entre 17 de dezembro de 2013 e 15 de abril de 2014, a Comissão Europeia realizou uma consulta pública em linha sobre o «Espaço europeu de competências e qualificações

English (en) », com o objetivo de recolher pontos de vista sobre as dificuldades encontradas pelos europeus para obter o reconhecimento das suas competências e qualificações na Europa. De acordo com os resultados da consulta, existe um forte apoio à adoção de medidas que simplifiquem os instrumentos europeus de reconhecimento das competências e qualificações, que os tornem mais coerentes e fáceis de utilizar e que deem maior ênfase às necessidades dos estudantes, dos trabalhadores e dos empregadores.

 

Saiba mais