Percurso de navegação

Quadro estratégico – Educação e Formação 2020

Papel da UE no domínio da educação e da formação

Cada país da UE é responsável pelo seu próprio sistema de educação e formação. A política europeia está mais vocacionada para apoiar as medidas nacionais e ajudar a responder a desafios comuns, como o envelhecimento da sociedade, as lacunas na qualificação da mão-de-obra e a concorrência mundial.

A UE proporciona um fórum de intercâmbio de boas práticas, permitindo recolher e divulgar informação e estatísticas e prestando aconselhamento e apoio aos países no quadro de reformas políticas.

Para garantir a execução adequada do quadro estratégico EF2020, a UE conta também com grupos de trabalho constituídos por peritos nomeados pelos países membros e outras partes interessadas. Este trabalho insere-se numa cooperação mais alargada, denominada Método Aberto de Coordenação, que visa promover a aprendizagem mútua, o intercâmbio de boas práticas, as reformas nacionais e a criação de instrumentos europeus.

É igualmente disponibilizado financiamento para atividades que promovam a aprendizagem e a educação a todos os níveis e para todos os grupos etários.

Através do quadro estratégico para a educação e a formação, os países da UE identificaram quatro objetivos comuns para 2020 a fim de superar estes desafios:

O que foi feito até agora

Foram definidos os seguintes valores de referência para a educação a nível da UE, para 2020:

Os progressos de cada país da UE na concretização destes objetivos são avaliados todos os anos. A UE emite também recomendações.

 

How can we help?