/education/file/monitor-2017-newsjpg_ptmonitor-2017-news.jpg

Education and Training Monitor 2017

O Monitor em poucas palavras

O Monitor é a principal publicação anual da Comissão sobre educação e formação na UE.

A promoção da educação e da formação na Europa é um elemento crucial da agenda da UE para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Com a comparação internacional e análises por país, o Monitor da Educação e da Formação contribui para o debate sobre temas prioritários para a educação e a formação, bem como para os debates nacionais sobre a reforma do ensino.

A desigualdade é o tema principal da edição deste ano do Monitor, refletindo os sérios desafios com que se defrontam muitos europeus. Quer se trate de combater a transmissão do insucesso escolar de geração em geração ou as dificuldades com que se deparam os migrantes pouco qualificados, os países da UE recorrem de formas diferentes à educação e à formação para garantir a equidade nas respetivas sociedades.

Com o apoio de representantes dos governos de todos os países da UE, o Monitor mede os progressos realizados a nível europeu e nacional em função de seis objetivos:

  1. reduzir o abandono escolar no ensino e na formação para menos de 10 %
  2. garantir que 40 % dos jovens entre os 30 e os 34 anos têm um diploma do ensino superior
  3. assegurar uma participação de 95 % na educação e cuidados na primeira infância
  4. reduzir o insucesso na leitura, na matemática e nas ciências para menos de 15 %
  5. garantir uma taxa de emprego dos recém-diplomados de 82 %
  6. assegurar uma participação de 15 % na aprendizagem de adultos

Baseando-se num vasto leque de fontes quantitativas e qualitativas, o Monitor da Educação e da Formação inclui, nomeadamente, dados do Eurostat, estudos e inquéritos da OCDE e análises dos sistemas educativos levadas a cabo pela rede Eurydice. O Monitor é a fonte de informação fiável e atualizada para a aprendizagem interpares para os 28 países da UE.

Descarregar documentos

Visualizar dados

Perguntas

Se tiver perguntas sobre o Monitor da Educação e da Formação de 2017 ou desejar obter os dados em que se baseiam os quadros e valores apresentados, escreva para eac-monitor@ec.europa.eu.

Siga-nos no Twitter: @EUErasmusplus e #ETMonitor.