De que se trata?

Embora os sistemas de ensino e de formação sejam da responsabilidade dos Estados-Membros, a UE desempenha um papel fundamental ao apoiar e complementar os esforços de melhoria e modernização dos sistemas de educação nacionais.

Numa economia cada vez mais globalizada e baseada no conhecimento, a Europa necessita de mão de obra qualificada para poder competir em termos de produtividade, qualidade e inovação. Contudo, de acordo com os dados mais recentes, existe um desfasamento crescente entre as qualificações profissionais dos trabalhadores e as necessidades do mercado de trabalho, o que contribui para aumentar o desemprego e limitar o crescimento.

As prioridades passam, assim, por:

Como funciona?

A UE efetua análises por país para ajudar os Estados-Membros a definirem a sua política de ensino e formação. Estas análises respondem a desafios identificados a nível da UE, nacional e regional e visam avaliar os progressos registados por cada país e identificar necessidades em matéria de reformas e investimento.

No contexto da Estratégia Europa 2020

Traduções da ligação anterior  para o crescimento e o emprego, no primeiro semestre do ano (Semestre Europeu), são emitidas recomendações específicas por país para ajudar os países da UE a enfrentar os desafios mais urgentes.

Além disso, o Monitor da Educação e da Formação

български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) Gaeilge (ga) hrvatski (hr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) português (pt) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv) efetua uma avaliação anual dos progressos registados, de acordo com um conjunto de indicadores que visam apoiar a implantação de políticas baseadas em dados concretos e a identificação de desafios.

Próximas etapas

Monitorizar o papel desempenhado pela educação e formação, os progressos registados e os desafios a alcançar com vista à próxima revisão da Estratégia Europa 2020 para o crescimento e o emprego.

 

Saiba mais