Percurso de navegação

Política escolar

De que se trata?

A Comissão Europeia colabora com os países da UE no desenvolvimento dos respetivos sistemas de ensino escolar. Embora cada país seja responsável pela organização e pelo conteúdo dos seus sistemas de ensino e formação profissional, há vantagens em trabalhar em conjunto para responder a problemas comuns. A Comissão Europeia apoia os esforços nacionais essencialmente de duas formas:

  • colaborando estreitamente com os decisores políticos nacionais para os ajudar a desenvolver as suas políticas e sistemas de ensino escolar, reunindo e partilhando informações e análises e incentivando o intercâmbio de boas práticas através dos grupos de trabalho temáticos sobre a política escolar
  • através do programa Erasmus+, investindo todos os anos milhões de euros em projetos que promovem os intercâmbios entre escolas, o desenvolvimento escolar, a formação do pessoal escolar, contratos de assistentes e outras iniciativas
Domínios prioritários

Os ministros da educação dos países da UE definiram as seguintes prioridades:

A Comissão Europeia produz também regularmente estudos sobre a situação na Europa, a fim de acompanhar os progressos realizados.

Em 2012, a Comissão apresentou a iniciativa «Repensar a Educação» que visa incentivar os países da UE a adotar medidas para que os jovens adquiram as aptidões e competências adequadas ao mercado de trabalho. Este pacote inclui estudos sobre o apoio às profissões docentespdf e a avaliação das competências essenciais no ensino e formação iniciaispdf (revisão bibliográficapdf(570 kB) Traduções da ligação anterior  ). 

 

How can we help?