Percurso de navegação

Política europeia no domínio da educação de adultos

De que se trata?

A educação dos adultos é uma componente fundamental da política da Comissão Europeia no domínio da aprendizagem ao longo da vida.

É um fator essencial para a competitividade e a empregabilidade, a inclusão social, a cidadania ativa e o desenvolvimento pessoal na Europa. O desafio neste domínio reside em oferecer oportunidades de aprendizagem para todos, em especial os grupos desfavorecidos que dela mais necessitam.

A educação dos adultos abrange a aprendizagem formal, não formal e informal tendo em vista a melhoria das competências de base, a obtenção de novas qualificações, a atualização das competências ou a requalificação.

Assiste-se atualmente a um aumento da procura de formação para adultos e a Comissão está empenhada em ajudar todos os países da UE a criar sistemas de educação de adultos flexíveis, de elevada qualidade, com ensino de excelência e que façam intervir em maior medida as autoridades locais, os empregadores, os parceiros sociais, a sociedade civil e as organizações culturais.

Domínios prioritários
  • fazer da aprendizagem ao longo da vida e da mobilidade uma realidade e melhorar o acesso à educação para todos
  • melhorar a qualidade e a eficácia do sistema de educação de adultos
  • promover a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa através da participação na aprendizagem social e cultural, tendo em vista a realização pessoal
  • fomentar a criatividade e a capacidade de inovação dos adultos e dos respetivos ambientes de aprendizagem
  • melhorar e monitorizar a base de conhecimentos
Próximas etapas

No início de 2014 foi criado um grupo de trabalho para a educação de adultos no âmbito da estratégia Educação e Formação 2020.