Percurso de navegação

Jean Monnet - Oportunidades para docentes e investigadores

De que se trata?

As ações Jean Monnet permitem introduzir uma dimensão europeia nas instituições de ensino superior.

Em que consiste?

As Cátedras Jean Monnet são cátedras com uma especialização em estudos europeus para professores universitários ou assistentes. Apenas podem ser ocupadas por um Professor que deverá realizar o mínimo de 90 horas de docência por ano letivo. Considera-se que as horas de docência incluem as horas de contacto direto no contexto de palestras em grupo, seminários ou aulas práticas, nomeadamente num formato de ensino à distância, mas excluem a supervisão e/ou aulas individuais. Estes professores são mentores e conselheiros para a próxima geração de professores e investigadores, facultando-lhes, designadamente, orientações especializadas sobre a dimensão europeia de temas específicos.

Um Módulo Jean Monnet é um programa (ou curso) de ensino curto no domínio dos assuntos europeus numa instituição de ensino superior. Cada módulo tem uma duração mínima de 40 horas de ensino por ano letivo (nas mesmas condições que as acima descritas para as Cátedras Jean Monnet). Os módulos podem cobrir uma disciplina específica dos estudos europeus ou ter uma abordagem multidisciplinar requerendo, para isso, a colaboração de vários professores e especialistas.

Um Centro de Excelência Jean Monnet é um ponto central de competências e conhecimentos relacionados com os estudos europeus. A responsabilidade académica por um centro deve ser assumida pelo titular de uma Cátedra Jean Monnet. Um Centro de Excelência Jean Monnet reúne os conhecimentos especializados e as competências de peritos de alto nível (incluindo titulares de Cátedras Jean Monnet e/ou coordenadores de Módulos Jean Monnet) e visa desenvolver sinergias entre os vários recursos e disciplinas relacionados com os estudos europeus, bem como criar atividades transnacionais conjuntas e relações estruturais com instituições académicas de outros países. Garante também a abertura à sociedade civil. Os Centros de Excelência Jean Monnet desempenham um papel fundamental de aproximação aos estudantes de faculdades que normalmente não abordam questões da União Europeia, bem como aos responsáveis políticos, aos funcionários públicos, a organizações da sociedade civil e ao público em geral.

Quem pode participar?

Professores e investigadores na área dos estudos europeus e instituições de ensino superior de todo o mundo. As candidaturas devem ser apresentadas por instituições de ensino superior estabelecidas num país do programa ou num país parceiro. As instituições de ensino superior estabelecidas nos países do programa devem ser titulares de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior. As instituições de ensino superior estabelecidas nos países parceiros não são obrigadas a serem titulares de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior.

 

How can we help?