Percurso de navegação

Jean Monnet - Oportunidades de intercâmbios e debate político

De que se trata?

Ao abrigo das ações Jean Monnet, os universitários podem debater assuntos europeus e partilhar estratégias das suas áreas de estudo com responsáveis políticos e outros interessados.

Estarão assim a contribuir para a promoção do debate e da reflexão sobre os assuntos europeus e a aprofundar o conhecimento sobre a União e o respetivo funcionamento em contextos específicos. Além disso, explorarão novos ângulos e diferentes metodologias para tornar os assuntos europeus mais interessantes e adaptados a diversos tipos de públicos-alvo.

Em que consiste?

Redes Jean Monnet: fomentam a criação e o desenvolvimento de consórcios de intervenientes internacionais (instituições de ensino superior, centros de excelência, departamentos, equipas, peritos individuais, etc.) na área dos estudos europeus.

Contribuem para a recolha de informações, o intercâmbio de práticas, a consolidação do conhecimento e a promoção do processo de integração europeia em todo o mundo. Esta ação também pode contribuir para melhorar redes já existentes, mediante o apoio a atividades específicas, nomeadamente a promoção da participação de jovens investigadores em áreas relacionadas com a UE.

Projetos Jean Monnet: exploram formas de tornar os assuntos europeus mais atraentes, testando novas metodologias, conteúdos e ferramentas pedagógicas para vários níveis do sistema educativo, aprofundando o conhecimento sobre o ensino dos assuntos europeus noutras faculdades e apoiando atividades de informação para o pessoal das administrações públicas e a sociedade civil.

Quem pode participar?

Redes Jean Monnet:

Instituições de ensino superior ou outras organizações ativas na área da integração europeia, estabelecidas em qualquer país do mundo. O candidato tem de ser o coordenador da rede, que deve ser constituída, no mínimo, por cinco instituições participantes de cinco países diferentes.

Projetos Jean Monnet:

Instituições de ensino superior ou outras organizações ativas na área dos assuntos europeus, estabelecidas em qualquer país do mundo (com exceção das instituições específicas que prosseguem um objetivo de interesse europeu designado na base jurídica do programa Erasmus +).

 

How can we help?