Percurso de navegação

Diplomas conjuntos de mestrado Erasmus Mundus

De que se trata?

Os diplomas conjuntos de mestrado Erasmus Mundus são assegurados por consórcios internacionais constituídos por estabelecimentos de ensino superior e, eventualmente, por outros parceiros com interesses específicos nas áreas abrangidas pelo programa.

Qual é a duração?

Um diploma conjunto de mestrado Erasmus Mundus corresponde a um programa de estudo internacional integrado de alto nível de 60, 90 ou 120 créditos ECTS, com uma duração que varia entre 12 e 24 meses.

Quem pode candidatar-se?

Podem candidatar-se estudantes de mestrado, assim como membros do pessoal académico, que podem participar enquanto professores ou professores convidados. As candidaturas estão abertas a pessoas dos países do programa ou de países parceirospdf(4.96 Mb) Traduções da ligação anterior  .

Onde têm lugar os programas de diplomas conjuntos de mestrado?

O período de estudo deve decorrer, no mínimo, em dois dos países do programa representados no consórcio. Parte dos estudos pode também ter lugar num país parceiro se houver uma instituição de um país parceiro envolvida no programa.

Quantas pessoas podem participar?

A título indicativo, podem participar entre 13 e 20 estudantes bolseiros e quatro membros do pessoal académico/professores convidados por ano académico. Além dos estudantes beneficiários de bolsas de estudo, podem também inscrever-se estudantes que providenciem o seu próprio financiamento.

Onde apresentar a candidatura?

Os estudantes e membros do pessoal académico interessados devem contactar o consórcio que oferece o curso de mestrado para obterem mais informações sobre os cursos e os procedimentos de candidatura.

Estudos de doutoramento

As ações Marie Skłodowska Curie oferecem várias oportunidades para doutorandos e investigadores.

Os doutorandos podem também candidatar-se a um número limitado de bolsas de estudo para a participação em programas de doutoramento conjuntos Erasmus Mundus. As condições de participação são as mesmas que para os mestrados conjuntos.

Os doutorandos e membros do pessoal académico interessados devem contactar os consórcios que oferecem doutoramentos conjuntos para obterem mais informações sobre os cursos e os procedimentos de candidatura.

 

How can we help?