Percurso de navegação

Mercados de trabalho

A análise dos mercados de trabalho é importante, dado que estes são essenciais, hoje e no futuro, para a competitividade da economia da UE. A Direcção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) é responsável pela avaliação e análise micro e macroeconómica e pela prestação de assessoria política sobre os mercados de trabalho da UE. Acompanha e analisa a evolução dos mercado de trabalho e dos custos laborais, a tributação do trabalho e as reformas das instituições do mercado de trabalho.

Neste sentido, a DG ECFIN contribui para a avaliação do grau de adequação e de eficácia das políticas laborais e dos sistemas de segurança social da EU no quadro da supervisão multilateral relacionada com a estratégia de crescimento e emprego (Estratégia de Lisboa).

Os trabalhos centram-se em:

  • Questões relativas ao mercado de trabalho, tais como salários, tributação do trabalho e incentivos financeiros ao trabalho (sistema fiscal e de prestações sociais);

  • Reformas do mercado de trabalho e, em particular, a avaliação do impacto global das reformas sobre o desempenho macroeconómico (por exemplo, repercussões destas reformas sobre a capacidade de adaptação e possível contribuição para uma maior utilização da mão-de-obra e um aumento da robustez da economia.)

Em ambas as áreas, o trabalho consiste na supervisão, controlo e avaliação regulares da evolução da situação em todos os Estados Membros. A DG ECFIN realiza estudos específicos e analisa temas concretos a fim de contribuir para o debate político e para as recomendações sobre a política laboral na UE.

Para estabelecer um enquadramento eficaz para a supervisão dos mercados do trabalho, a DG ECFIN, em colaboração com os peritos dos Estados Membros, criou uma base de dados (LABREF) que inclui informações sobre as principais reformas realizadas desde 2000. Esta base de dados foi criada em cooperação com os peritos dos Estados Membros que estão representados no Grupo de Trabalho «Mercado de Trabalho» que depende do Comité de Política Económica.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto