Percurso de navegação

Operações do mercado financeiro

A Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) é responsável por um certo número de programas e instrumentos financeiros da União Europeia em estreita colaboração com as principais instituições financeiras internacionais. Além disso, é responsável pelas operações do mercado financeiro relacionadas com a execução desses programas e instrumentos.

As operações realizadas pela DG ECFIN no mercado financeiro movimentam um elevado volume de recursos, tanto orçamentais como extra-orçamentais, num montante total aproximadamente de 6000 milhões de euros.

A DG ECFIN é responsável pela gestão dos activos financeiros extra-orçamentais, incluindo os activos da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) em liquidação, assim como das reservas financeiras de outros instrumentos, cuja gestão está a cargo da Comissão.

Além disso, efectua operações de contracção e de concessão de empréstimos, nomeadamente de concessão e contracção de novos empréstimos e gestão dos empréstimos em curso, incluindo os empréstimos macrofinanceiros e os empréstimos Euratom.

Estas actividades extra-orçamentais requerem uma gestão profissional dos riscos assim como conhecimentos especializados em matéria de contabilidade. A contabilização dos instrumentos financeiros é efectuada aplicando as normas contabilísticas da União Europeia, que se baseiam nas normas internacionais de contabilidade do sector público (IPSAS) e nas normas internacionais de relato financeiro (IFRS).

Por último, a DG ECFIN é também responsável pela gestão do fundo de garantia para acções externas, criado com o objectivo de cobrir os riscos para o orçamento geral da União Europeia decorrentes dos empréstimos e das garantias de empréstimos concedidos a países terceiros.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto