Percurso de navegação

Financiamento de investimentos

A Comissão fomenta o financiamento de investimentos em empresas e indústrias europeias através de uma vasta gama de instrumentos e programas financeiros. A DG ECFIN é responsável pela execução de um certo número desses programas e instrumentos.

Em conformidade com a Estratégia de Lisboa, muitos dos programas de financiamento geridos pela DG ECFIN têm como objectivo proporcionar melhores oportunidades de financiamento às pequenas e médias empresas (PME) europeias.

A DG ECFIN gere também outros programas de financiamento, nomeadamente programas destinados a melhorar as infra-estruturas dos novos Estados-Membros, assim como em países vizinhos da União Europeia, ou a melhorar a eficácia energética.

Outras acções levadas a cabo pela DG ECFIN destinam-se especificamente a incentivar empresas em fase inicial e sectores em grande crescimento.

Cabe também à DG ECFIN conceder empréstimos Euratom para co-financiamento de investimentos nos Estados-Membros no denominado ciclo nuclear (isto é, construção, funcionamento e desclassificação de centrais nucleares), assim como investimentos em determinados países terceiros tendo em vista introduzir melhorias a nível da segurança e da eficiência em centrais nucleares ainda em fase de projecto, em funcionamento ou destinadas a ser encerradas.

Por último, a DG ECFIN contribui para a criação de novos instrumentos financeiros relacionados com as políticas da União Europeia.

Nota: É importante observar que a DG ECFIN não presta apoio financeiro directamente a empresas ou empresários. Regra geral, os programas mencionados são executados através de redes de intermediários financeiros ou de fundos especializados, aos quais se deverão dirigir directamente os interessados.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto