Percurso de navegação

Operações e instrumentos financeiros relacionados com as políticas da União Europeia

A Comissão fomenta o financiamento de investimentos nas empresas e indústrias europeias através de uma vasta gama de instrumentos e programas financeiros.

A Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) é responsável por um certo número de programas e instrumentos de financiamento de investimentos a título do orçamento comunitário. Os financiamentos são canalizados através das instituições financeiras internacionais (IFI) e de programas especializados, tais como programas destinados às PME e às redes transeuropeias.

A principais instituições financeiras internacionais participantes são o Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI), incluindo o Fundo Europeu de Investimento (FEI), o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa em colaboração com o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

A DG ECFIN garante a coordenação necessária entre a Comissão e o grupo do BEI e o BERD e está representada nos órgãos dirigentes dessas instituições.

Além disso, é responsável pelas operações diárias do mercado financeiro relacionadas com os programas e a respectiva execução. Estas operações requerem um amplo volume de recursos, tanto orçamentais como extra orçamentais, bem como conhecimentos aprofundados dos sectores financeiro e bancário.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto