Percurso de navegação

Coordenação com o grupo do BEI e o BERD

A DG ECFIN é responsável pelas relações da Comissão com o Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI), bem como com o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD).

O Grupo do BEI é constituído pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI).

A tarefa do BEI é contribuir, através do financiamento de investimentos, para a integração, o desenvolvimento equilibrado e a coesão económica e social da União Europeia. A DG ECFIN é responsável pela definição da posição da Comissão quanto à orientação estratégica do BEI. Coordena também a elaboração do parecer da Comissão sobre a conformidade das propostas de empréstimos do BEI com as regras e políticas da União Europeia.

O FEI especializa-se no fornecimento de capital de risco e de garantias tendo em vista o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PME). A DG ECFIN assegura uma coordenação adequada entre o FEI e outros serviços da Comissão sobre questões específicas relacionadas com as políticas e a legislação da União Europeia.

O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) é uma instituição financeira internacional destinada a fomentar a transição para economias abertas orientadas para o mercado e a promover a iniciativa privada e o empreendedorismo numa vasta gama de países, que vão desde a Europa Central até à Ásia Central. Além da Comunidade Europeia e do BEI, o banco é ainda propriedade de 61 países (incluindo todos os Estados-Membros). A União Europeia detém 63% do BERD. O BERD assegura o financiamento de projectos, sobretudo de empresas privadas, geralmente em conjunto com outras instituições de crédito parceiras. Também trabalha com instituições públicas parceiras que apoiam a privatização, a reestruturação e a melhoria dos serviços municipais.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto