Percurso de navegação

Situação da economia da União Europeia

A realização regular de análises e previsões macroeconómicas das finanças públicas, da situação em matéria de convergência e dos mercados financeiros da União Europeia (UE) proporciona um panorama da economia de cada Estado-Membro, da zona euro e da UE em geral.

A política económica tem como finalidade assegurar o crescimento regular, bem como o aumento do emprego na UE. Embora tenha como objectivo estabilizar a economia a curto prazo e aumentar o potencial de crescimento a médio prazo, a política económica também procura responder a desafios a mais longo prazo, tais como o envelhecimento da população e a globalização.

As políticas económicas são propostas e aplicadas quer a nível nacional quer europeu. Na realidade, a política económica é essencialmente uma responsabilidade nacional, embora o Tratado declare que deve ser considerada "uma questão de interesse comum" e objecto de coordenação no âmbito do Conselho. Um determinado número de Estados-Membros decidiu integrar ainda mais as suas economias, tendo adoptado uma moeda única. Esta é actualmente é utilizada por mais de metade dos cidadãos da União Europeia.
A coordenação das políticas económicas é assegurada pela supervisão da evolução económica de cada Estado-Membro e da UE em geral com base em vários relatórios realizados pela DG ECFIN em nome da Comissão. Esta supervisão multilateral também implica verificar se as políticas económicas são compatíveis com o roteiro da UE para o crescimento e o emprego, que faz parte do denominado “Pacote de Orientações Integradas”.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto