Percurso de navegação

Situação económica da UE

A política económica tem como finalidade o crescimento e a criação de emprego na UE. Responde a desafios de curto e médio prazo em domínios como as finanças públicas, os desequilíbrios macroeconómicos e a competitividade, sem descurar questões de longo prazo, como o envelhecimento da população e a globalização.

O Semestre Europeu de 2016 foi lançado com a publicação, em novembro passado, da Análise Anual do Crescimento. A Comissão considerou que as prioridades económicas e sociais da Análise Anual do Crescimento para 2015 continuam a ser válidas. As prioridades para 2016 são uma atualização dessas prioridades, tendo em conta os progressos realizados e os novos desafios: relançar o investimento, prosseguir as reformas estruturais e aplicar políticas orçamentais responsáveis.

Recomendações para a zona euro e específicas por país em 2016

A fim de melhor integrar os desafios comuns da zona euro com as diferentes dimensões nacionais do ciclo de governação económica do Semestre Europeu, a Comissão publicou também, juntamente com a Análise Anual do Crescimento para 2016, uma recomendação sobre a política económica da zona euro no seu conjunto. Esta é uma novidade importante em relação aos ciclos anteriores do Semestre Europeu, quando a recomendação era formulada posteriormente. A recomendação para a zona euro concentra-se em questões fundamentais para o bom funcionamento da zona euro e propõe orientações sobre medidas concretas a aplicar.

Em 2016, a Comissão publicou uma série de relatórios por país sobre as políticas económicas dos Estados-Membros ,que foram resumidos numa comunicaçãopdf Traduções da ligação anterior . Os relatórios compreendem análises aprofundadas dos desequilíbrios macroeconómicos e avaliam os progressos realizados pelos países da UE no que diz respeito à aplicação das recomendações específicas por país de 2015.

A Comissão publicará as recomendações específicas por país para 2016 ainda antes do verão.

Mais informações:

 

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto