Percurso de navegação

Previsões económicas

A DG ECFIN elabora previsões económicas em nome da Comissão que servem de base para vários procedimentos de supervisão económica, nomeadamente no contexto do Semestre Europeu.

Últimas previsões

Previsões económicas do outono de 2104, publicadas a 4 de novembro de 2014

Sobre as previsões

As previsões económicas da DG ECFIN abrangem a UE, os seus Estados -Membros e a zona euro, mas englobam também projeções relativas a algumas das outras grandes economias mundiais, assim como os países candidatos à adesão à UE.

As previsões abrangem um período de, pelo menos, dois anos e incluem cerca de 180 variáveis. As previsões não se baseiam num modelo econométrico centralizado, sendo antes o resultado de análises realizadas pelos serviços da DG ECFIN encarregados dos vários países, com recurso a modelos e conhecimentos especializados. A coerência é assegurada por uma série de controlos transversais de países e variáveis. As previsões relativas à UE e à zona do euro são elaboradas congregando os dados de cada um dos Estados-Membros.

As previsões económicas da DG ECFIN são publicadas três vezes por ano, em sintonia com o ciclo anual de supervisão económica da UE, conhecido como Semestre Europeu. Antes da adoção destes procedimentos, no outono de 2012, eram publicadas anualmente duas previsões e duas previsões intercalares.

Calendário

As próximas previsões económicas de inverno serão publicadas em 2015.

> > Índice das previsões económicas e das previsões intercalares

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto