Percurso de navegação

Portugal

A presente página refere-se a análises recentes da DG ECFIN sobre a economia de Portugal.

Situação económica

A Comissão publica previsões macroeconómicas para a UE e os Estados-Membros três vezes por ano: na primavera (maio), no outono (novembro) e no inverno (fevereiro). As previsões são elaboradas pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN).

Assistência financeira da UE

O programa de ajustamento económico para Portugal foi acordado em maio de 2011. O programa inclui um pacote de financiamento conjunto no montante de 78 mil milhões de euros e abrange o período de 2011 a meados de 2014 (UE/MEEF, zona euro/FEEF e FMI) e abrange o período de 2011 a meados de 2014. Mais informações:

Supervisão orçamental

Avaliações do programa de estabilidade para Portugal

Na primavera, Portugal apresentou um programa de estabilidade com uma atualização da estratégia orçamental de médio prazo. O programa foi avaliado pela Comissão.

Procedimento da UE relativo aos défices excessivos e Portugal

Supervisão macroeconómica

Programa nacional de reforma

Ao abrigo da Estratégia Europa 2020 para uma economia inteligente, sustentável e inclusiva, Portugal apresentou, na primavera, um programa nacional de reforma, que foi avaliado pela Comissãopdf Traduções da ligação anterior .

Procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos

O procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos é um mecanismo de supervisão que visa identificar precocemente os riscos potenciais, evitar os desequilíbrios macroeconómicos e corrigir os já existentes. O ponto de partida deste procedimento é o relatório anual do mecanismo de alerta. Baseado num painel de indicadores e numa análise económica, o relatório identifica os países e as questões relativamente às quais é considerada necessária uma análise aprofundada. As conclusões destas análises aprofundadas constituem a base para medidas adicionais no âmbito do procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos.

Atendendo a que Portugal é objeto de supervisão no quadro de um programa de ajustamento económico, o país não é atualmente abrangido pelo procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos.