Percurso de navegação

Bases de dados e indicadores económicos

O principal papel da Direcção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECFIN) consiste em promover o sucesso da União Económica e Monetária. Para esse efeito, a DG ECFIN realiza uma vasta gama de análises macroeconómicas que requerem indicadores económicos e estatísticos adequados e de elevada qualidade.

Muitos dos resultados destas análises são dados oficiais já publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, em estreita colaboração com os institutos nacionais de estatística dos Estados Membros, embora as estatísticas financeiras e monetárias sejam principalmente fornecidas pelo Banco Central Europeu e pelo Sistema Europeu de Bancos Centrais. Quanto aos países terceiros, as estatísticas provêm de organizações internacionais como a ONU, o FMI e a OCDE.

Filtrar e adaptar os dados pertinentes às tarefas da DG ECFIN


A DG ECFIN é basicamente um utilizador primário e não um produtor de estatísticas macroeconómicas. Porém, a abundância de estatísticas oficiais obriga a seleccionar, organizar, converter e adaptar as informações pertinentes para as actividades da DG ECFIN consoante as tarefas a realizar. Este processo levou à criação de várias bases de dados estatísticas e à elaboração de documentos estatísticos para uso interno da DG ECFIN que se tornaram instrumentos indispensáveis de trabalho.

Uma vez que as análises e os relatórios da DG ECFIN são de interesse público, são, regra geral, publicados no sítio Web da DG. A política da DG ECFIN consiste em publicar os dados estatísticos mais importantes. O público tem assim acesso às bases estatísticas utilizadas e pode verificar os números, o que favorece a comunicação entre a DG ECFIN e os leitores e utilizadores das suas publicações.

Produtos


Entre os indicadores estatísticos figura a AMECO, uma base de dados que inclui os dados anuais principais sobre as contas nacionais desde 1960. Provêm desta base de dados e são apresentados separadamente, um anexo estatístico exaustivo e vários documentos com dados orçamentais, tais como os dados relativos aos saldos orçamentais corrigidos em função das variações cíclicas.

Há também a BACH, uma base de dados que contém dados relativos ao balanço de sociedades não-financeiras que complementam os dados oficiais sobre as contas nacionais para o sector das empresas.

Os indicadores da competitividade dos preços e dos custos apresentam a evolução das taxas de câmbio reais com base em vários indicadores de preços e de custos para uma vasta gama de países e de agrupamentos de países.

Outros domínios incluem indicadores (como os indicadores principais para a zona euro, a projecção do crescimento do PIB da zona euro, o índice das condições monetárias, os dados trimestrais sobre a economia dos países candidatos) e bases de dados sobre as reformas políticas (por exemplo as reformas do mercado do trabalho e as reformas microeconómicas) resultantes das actividades analíticas da DG ECFIN.

Quanto aos indicadores estruturais, é dada uma breve panorâmica sobre a base de dados e sobre a Estratégia de Lisboa renovada (iniciativa para o crescimento e o emprego), nomeadamente a avaliação da Comissão sobre os progressos realizados pelos Estados Membros em termos de reformas.

A DG ECFIN gere igualmente uma rede de institutos nacionais com o fim de realizar um programa comunitário harmonizado de sondagens junto das empresas e dos consumidores. Este é o único sector em que a DG ECFIN é simultaneamente utilizadora e fornecedora dos dados.

Regime de actualização


Regra geral, as actualizações dependem da disponibilidade de novos dados, mas por vezes seguem o calendário dos procedimentos internos da DG ECFIN. É o caso particularmente da base de dados AMECO e dos respectivos dados orçamentais, cuja actualização é bianual depois dos exercícios de previsão económica da Primavera (início de Maio) e do Outono (início de Novembro) que serão colocados em linha com os novos dados de previsão económicos. Entre os dois exercícios, os dados manter se ão inalterados.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto