Percurso de navegação

A crise financeira e económica – factos e políticas

A actual crise solicita uma acção concertada tanto a nível europeu como internacional. A UE tomou uma série de medidas ambiciosas para restaurar a confiança, a estabilidade e a sustentabilidade nos mercados financeiros.

Previous pageNext page

28 de Abril de 2008
Comissão propõe transparência fiscal e concorrência leal em matéria de fiscalidade dentro e fora da UE


A comunicação da Comissão “Promover a boa governação em questões fiscais” (COM/2009/201), responde à necessidade premente de os governos nacionais protegerem as suas receitas fiscais. A promoção da cooperação fiscal internacional e a adopção de normas comuns devem passar a figurar na ordem de trabalhos tanto no interior da UE como noutras instâncias internacionais.
As medidas propostas destinam se a melhorar a transparência fiscal, o intercâmbio de informações e a concorrência em matéria de fiscalidade na UE e a nível internacional. Indicam ainda como pode ser melhorada a governação na UE e os instrumentos de que a UE e os Estados-Membros dispõem para promover a boa governação a nível internacional.
>> Fiscalidade e União Aduaneira Cooperação em matéria fiscal, controlo e luta anti-fraude

25 e 26 de Abril de 2009
Reunião da Primavera do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional

Os participantes reiteraram a sua determinação em colaborar para restabelecer a estabilidade financeira internacional e o crescimento a nível mundial. Por outro lado, sublinharam o papel central do FMI e saudaram as medidas vigorosas adoptadas para apoiar os países na resposta a dar à crise.
>> Comunicado do FMI sobre gestão da crise, recursos do FMI, rede de protecção financeira mundial, supervisão e reformas

23 de Abril de 2009
UE-Japão: reunião de alto nível sobre questões financeiras

Ao abrigo dos compromissos assumidos no plano de acção do G-20, os representantes da Comissão e a Agência de Serviços Financeiros do Japão chegaram a acordo quanto a uma maior cooperação para estabelecer mercados de serviços financeiros mais abertos e competitivos como resposta coordenada à crise. Foram também discutidas questões de contabilidade, auditoria e seguros, bem como as medidas da UE para reforçar a regulação e o controlo dos serviços financeiros.
>> Memo 09/190. UE-Japão: reunião de alto nível sobre questões financeiras Traduções da ligação anterior 

17 de Abril de 2009
FMI descarta a possibilidade de uma rápida recuperação económica.
Ainda temos um longo caminho a percorrer para recuperar a economia mundial e fazê-la sair da recessão, declarou a 16 de Abril o Director Executivo do FMI, Dominique Strauss Kahn.
O FMI também publicou antecipadamente alguns capítulos analíticos sobre a crise no seu boletim Perspectivas Económicas Mundiais. .

16 de Abril de 2009
Fórum de debate: A ajuda aos países em desenvolvimento deverá ser uma prioridade em tempos de crise económica ?

A Comissão lançou um fórum de debate em linha sobre como minimizar o impacto da crise económica nos países em desenvolvimento.

 

8 de Abril de 2009
Desenvolvimento: Comunicação da Comissão sobre a ajuda aos países em desenvolvimento face à crise.

 

>> Conferência de imprensa conjunta do Presidente da Comissão, Durão Barroso, e do Comissário Louis Michel
Ajuda aos países em desenvolvimento face à crise Traduções da ligação anterior 
>> Comunicação (COM(2009) 160 final. Ajuda aos países em desenvolvimento face à crise

Orçamento: Comunicação da Comissão sobre uma implementação mais eficiente para facilitar o relançamento económico.

>> Orçamento: Racionalizar as regras financeiras
>> A Comissão estabelece objectivos mais estritos para acelerar o pagamento das subvenções e dos contratos da UE Traduções da ligação anterior 

6 de Abril de 2009
O Comissário Joaquín Almunia apela a uma política económica externa mais activa por parte da UE

Ao usar da palavra numa conferência organizada pela Comissão, o Comissário Joaquín Almunia defendeu que a UE deve seguir uma política económica externa clara e coerente se quiser desempenhar um papel importante no mundo pós-crise económica.
>> Adoptar um papel mais activo no plano internacional é não só um direito mas também uma responsabilidade para a Europa.

3 e 4 de Abril de 2009
Conselho informal ECOFIN em Praga

>> Ministros e governadores dos bancos nacionais chegaram a acordo sobre os princípios para a reforma da supervisão financeira.

2 de Abril de 2009
Londres. Cimeira do G20 sobre os mercados financeiros e a economia mundial. .
>> G 20: Comunicado sobre o plano global para a recuperação e a reforma
>> Observações de Durão Barroso, conferência de imprensa de 31 de Março «O G20 - uma oportunidade única» Traduções da ligação anterior 
>> Observações de Durão Barroso, conferência de imprensa de 2 de Abril «Resultados do G20 realizado em Londres: «muito mais ambicioso do que esperado». Traduções da ligação anterior .


 

 

Key events

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto