Percurso de navegação

A crise financeira e económica – factos e políticas

A actual crise solicita uma acção concertada tanto a nível europeu como internacional. A UE tomou uma série de medidas ambiciosas para restaurar a confiança, a estabilidade e a sustentabilidade nos mercados financeiros

Next page

29 de Outubro de 2008
A Comissão prepara um plano coordenado de acção europeu de recuperação

Esta iniciativa da Comissão apela a uma nova arquitectura da UE para mercados financeiros, esforços para criar empregos e influenciar o crescimento e uma resposta global à crise do mercado financeiro. É uma importante contribuição para o debate, dentro da UE e com os seus parceiros internacionais, sobre como responder à actual crise e ao seu impacto na economia real.
>> Comunicado COMM(2008) 706 da Comissão Da crise financeira à recuperação

18 de Outubro de 2008
Encontro da UE com o Presidente Bush dos Estados Unidos

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o actual Presidente da União Europeia, o Presidente francês Nicolas Sarkozy, discutiram a crise financeira mundial com o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em Camp David. Os três dirigentes concordaram em organizar uma série de reuniões internacionais para estudar as medidas necessárias para resolver a presente crise e chegar a um acordo para evitar crises semelhantes no futuro.
>> Declaração dos Estados Unidos e da UE sobre a crise financeira

16 de Outubro de 2008
Cimeira da UE exige reforma do sistema financeiro internacional

No seu encontro de 15 e 16 de Outubro, os líderes da UE deram as boas-vindas às medidas tomadas até ao momento pelos países da zona euro e pelos outros Estados-Membros. Olhando em frente, o Conselho Europeu expressou a sua resolução para encontrar novas acções concertadas e globais para proteger o sistema do mercado financeiro e os interesses dos contribuintes. Também apontou a necessidade de agir para fortalecer as regras e a supervisão do mercado financeiro europeu e internacional.
>> Conclusões do Conselho da UE sobre a situação económica e financeira Traduções da ligação anterior 
>> Discurso do Comissário Almunia Impulsionar o crescimento e a produtividade numa Europa aberta Traduções da ligação anterior 

15 de Outubro de 2008
Proposta para aumentar a protecção mínima para os depósitos bancários para €100 000


A Comissão Europeia apresentou uma revisão das regras comunitárias relativas aos sistemas de garantia dos depósitos, em conformidade com os compromissos assumidos pelos ministros das Finanças da UE em 7 de Outubro último. As novas regras visam melhorar a protecção dos depositantes e manter a sua confiança na segurança do sector financeiro.
>> Alteração da Directiva sobre esquemas de garantia de depósitos

Normas Internacionais de Contabilidade (NIC): Mudanças para mitigar as consequências da instabilidade financeira
As alterações destinam-se a mitigar as consequências da recente instabilidade nos mercados financeiros. Asseguram que as empresas da UE têm a mesma flexibilidade das suas concorrentes americanas para reclassificar os activos detidos para negociação e passá-los para a categoria de detidos até à maturidade.
A actual crise financeira justifica a utilização da reclassificação pelas empresas. Nestas circunstâncias, as instituições financeiras da UE não teriam de reflectir a flutuação do mercado nas suas declarações financeiras para estes tipos de activos. Estas alterações serão aplicadas no terceiro trimestre de 2008.
>> Adoptar mudanças para as normas de contabilidade

14 de Outubro de 2008
Conferência de imprensa do Presidente Barroso que antecedeu o Conselho Europeu


O Presidente Barroso foi convidado a discursar na sessão de abertura do primeiro “European Parliament of Enterprises” (Parlamento Europeu de Empresas), organizado em Bruxelas pela Eurochambres. Ao falar sobre a crise financeira, o presidente Barroso referiu que acções decisivas, especialmente acções a favor das PME, irão ajudar, mais tarde, a diminuir as dificuldades.
O presidente Barroso fala da resposta da UE à crise do mercado financeiro
>> Transcrição do discurso Traduções da ligação anterior 
Perguntas e respostas
A resposta imediata da Europa à crise do mercado financeiro Traduções da ligação anterior  (MEMO/08/618)

13 de Outubro de 2008
Orientação para Estados-Membros no seu apoio às instituições financeiras

Com base nas regras de Tratado permitindo auxílio para resolver um problema sério na economia de um Estado-Membro, a orientação ajuda a restaurar a confiança nos mercados nacionais sem distorcer a concorrência.
>> Controlo do auxílio estatal

12 de Outubro de 2008
Consenso sobre a acção concertada

Na sua cimeira de emergência de 12 de Outubro, os Chefes de Estado ou de Governo dos países da zona euro chegaram a acordo sobre os próximos passos para restaurar a confiança no sistema financeiro e para o seu funcionamento adequado. A sua declaração sobre um plano de acção europeu concertadopdf Traduções da ligação anterior pdf(20 kB) Traduções da ligação anterior  estabelece uma lista de medidas para assegurar liquidez para as instituições financeiras e cooperação entre os países europeus.
>> Conferência de imprensa
pdf
Traduções da ligação anterior Cimeira da UE sobre a crise do mercado financeiroavi

8 de Outubro de 2008
Criação de grupo de alto nível

Barroso, o presidente da Comissão Europeia, criou um grupo de alto nível para decidir como supervisionar mais eficazmente, a nível europeu e global, as instituições financeiras globais, actualmente supervisionadas, principalmente, a nível nacional. Jacques de Laroisière, antigo director do FMI, foi nomeado presidente.
Barroso, na preparação para o próximo Conselho Europeu, falou no Parlamento Europeu sobre " A gravidade da crise financeira é clara para todos... Traduções da ligação anterior 

Bancos centrais cortam taxas de juro

Os bancos centrais na Europa e no estrangeiro cortam as taxas de juro num movimento coordenado para aliviar as dificuldades de crédito.

7 de Outubro de 2008
Encontros de ministros das Finanças - Eurogrupo e ECOFIN

Os ministros discutiram a situação económica com especial atenção para a crise do mercado financeiro.
>> Agenda e conclusões do Eurogrupo/ECOFIN

1 de Outubro de 2008
Proposta da Comissão sobre a revisão das regras sobre a adequação de fundos próprios


Para restaurar a confiança no sistema do Mercado financeiro, a Comissão propôs novas regras que impedem os bancos de emprestar fundos além de um determinado limite, independentemente da entidade a quem se destina o empréstimo. As autoridades nacionais de supervisão teriam uma melhor visão geral das actividades de grupos bancários transfronteiriços.
>> Revisão das regras sobre a adequação de fundos próprios

Next page

Key events

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto