Percurso de navegação

Já se sabe qual é o desenho vencedor da nova moeda de euro!

Os cidadãos e residentes da União Europeia já escolheram o desenho vencedor da nova moeda de euro comemorativa dos dez anos da União Económica e Monetária (UEM) e da criação do euro.

A partir de Janeiro de 2009, começarão a ser cunhadas em todos os países pertencentes à Zona Euro moedas comemorativas com o desenho vencedor.

O desenho vencedor simboliza o facto de o euro ser o corolário de uma longa história de trocas comerciais, que vão da troca directa dos tempos pré-históricos (evocada pelo aspecto deliberadamente primitivo do desenho) à União Económica e Monetária.

Votar para escolher o desenho vencedor


Qualquer cidadão ou residente da União Europeia pôde votar entre 31 de Janeiro e 22 de Fevereiro de 2008 no seu desenho favorito. Os interessados podiam escolher entre cinco desenhos previamente seleccionados por Casas da Moeda europeias. Votaram 141675 pessoas,  tendo o desenho vencedor recebido 41,48 % dos votos.

>> ver os resultados

O desenho vencedor é da autoria do escultor George Stamatopoulos, que trabalha no Banco da Grécia. Os Estados Membros da zona euro emitirão moedas comemorativas com este desenho a partir de Janeiro de 2009.

Parabéns ao vencedor do nosso prémio

Será enviado um valioso conjunto de moedas de euro para coleccionadores ao nosso vencedor

Prize



Moedas comemorativas


É a segunda vez que todos os países da Zona Euro cunham uma moeda de euro com o mesmo desenho no lado nacional da moeda. A primeira vez que tal ocorreu  foi aquando da emissão de uma moeda de 2 euros para comemorar os 50 anos do Tratado de Roma em 2007.

As moedas comemorativas têm sempre o valor de 2 euros. Destinando-se à circulação em toda a Zona Euro, despertam frequentemente um grande interesse por parte dos coleccionadores.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto