Percurso de navegação

Dez anos de notas e moedas de euros

31.03.2011 - Desenho da moeda comemorativa de 2012 destinada à circulação e a emitir por todos os países da zona euro

Em Janeiro de 2012, assinalam-se os dez anos da introdução das notas e moedas de euros.

Para comemorar esta data, todos os países da zona euro emitirão em 2012 uma moeda comemorativa destinada à circulação com um desenho comum na face nacional.

O euro é utilizado por mais de 330 milhões de pessoas em 17 países da União Europeia. A existência de uma moeda comum traz uma série de vantagens, tal como a possibilidade de comparar preços entre países e a facilidade de viajar e de efectuar negócios. Graças ao euro, acabaram-se os custos de trocar dinheiro ou as flutuações das taxas de câmbio. Reforça, contudo, a necessidade de políticas económicas e financeiras sólidas.

O desenho

Se for cidadão de um país da UE cuja moeda é o euro e tiver mais de 12 anos de idade no final de 2011, pode apresentar uma proposta de desenho através deste sítio Web. O desenho deve ilustrar a própria moeda única e as suas vantagens.

Os desenhos devem ser apresentados num modelo electrónico que pode ser descarregado do sítio Web. Cada pessoa só pode apresentar um desenho durante o concurso, que decorrerá durante três semanas a partir do final de Abril.

Para além de ver o seu desenho em milhões de moedas de euros em circulação, o vencedor receberá uma valiosa colecção de moedas de euros.

A escolha do melhor desenho

Os cidadãos ou residentes nos países da UE cuja moeda é o euro escolherão o vencedor a partir de uma selecção efectuada por um júri profissional.

A votação pela Internet terá lugar durante cerca de três semanas em Junho, sendo o vencedor anunciado no final do mês.

A moeda comemorativa com o desenho vencedor será emitida por todos os países da zona euro no início de 2012.

Esteja atento às informações que serão publicadas nesta páginadurante o concurso.

Outras ferramentas

  • Visualização pré-impressão 
  • Reduzir texto 
  • Ampliar texto