Percurso de navegação

Print versionDecrease textIncrease textSubscribe to our RSS Feed
DG Interpretation Conference Video Portal
DG Interpretation Conference Streaming Portal
EU careersTREATY of Lisboneurope directItalian Presidency 2014
DG Interpretation

Videoconferência combinada com mensagens instantâneas

Até à data, as normas de videoconferência (ou seja, ITU-T H.320, utilizadas com linhas ISDN, ou H.323, em redes IP) ainda não satisfizeram os requisitos necessários para interpretação simultânea indicados na norma ISO-2603external link e no Código das Novas Tecnologiasexternal link, adoptado por um amplo leque de instituições e intérpretes de conferência profissionais, devido, sobretudo, à insuficiente largura de banda.

Os dispositivos convencionais de videoconferência têm uma limitação no que se refere à qualidade de víedeo e à largura de banda, razão pela qual a interpretação simultânea não pode ser assegurada para intervenções orais a partir de locais distantes (ou seja, onde os intérpretes não se encontrem presentes fisicamente). Algum equipamento de videoconferência de nova geração, baseado nas normas de vídeo (H. 264) e áudio /AAC-LD) permite agora melhorar substancialmente a qualidade global, mas permanece ainda muito aquém do nível desejado.

A DG da Interpretação pode assegurar interpretação para uma videoconferência interactiva apenas se estiver disponível equipamento de "difusão de qualidade" e linhas de comunicação adequadas (satélite ou radiodifusão IP terrestre com garantia de "qualidade do serviço").

Reunião em rede

Em certos casos, se só existirem instalações convencionais e se os participantes em locais distantes se mantiverem passivos a maior parte do tempo (ou seja, se se limitarem a seguir os trabalhos e desejarem colocar questões ou formular observações apenas ocasionalmente), um instrumento de suporte lógico de mensagens instantâneas pode permitir uma certa forma de interactividade. As intervenções feitas a partir de locais distantes são enviadas sob a forma de mensagens escritas através da Internet para um computador situado no local em que os intérpretes se encontram. Na sala da reunião, as perguntas são reproduzidas no ecrã do computador principal, lidas e interpretadas. Deste modo, pode ser assegurada interpretação simultânea para locais distantes (contanto que, no destino, se encontrem disponíveis os necessários canais áudio).

De entre os diversos instrumentos de envio instantâneo de mensagens, deve dar-se preferência aos instrumentos de conversa ("chat"). Os sistemas de correio electrónico normais não podem ser utilizados devido aos atrasos causados pelos mecanismos de armazenamento e transmissão do servidor de correio. O suporte lógico que obedece à norma T.120 oferece igualmente algumas características suplementares, como a partilha de aplicações, o quadro branco e a transferência de ficheiros.

Para mais informações, envie uma mensagem para scic-newtech@ec.europa.euexternal link