Percurso de navegação

Print versionDecrease textIncrease textSubscribe to our RSS Feed
DG Interpretation Conference Video Portal
DG Interpretation Conference Streaming Portal
EU careersTREATY of Lisboneurope directItalian Presidency 2014
DG Interpretation

Orientações para oradores num evento difundido pela Internet

As tecnologias multimédia de difusão reservada (webstreaming) ou de difusão geral através da Web (webcasting), permitem seguir conferências pela Internet a partir de qualquer local distante (local de trabalho/casa). A combinação de meios áudio e vídeo digitais com apresentações de diapositivos (por exemplo, PowerPoint) feitas na sala e conversas na Internet (IRC) (chat) proporciona uma experiência memorável a participantes distantes e permite-lhes reagir.

Conferências através da Internet

Exemplo de reprodução de um discurso na Internet

Leia estas orientações gerais para oradores que utilizam apresentações de diapositivos em difusões através da Web; algumas das sugestões podem não se aplicar a todos os eventos devido à tecnologia específica utilizada.

Preparação de diapositivos

Quando preparar uma apresentação de dispositivos para uma conferência a transmitir também pela Web, siga estas orientações atentamente:

1. Normalmente, os diapositivos são projectados na Web num formato aproximadamente de 320 x 240 pixels. Tal significa que o diapositivo ocupará cerca de 1/9 da superfície total de um ecrã de 17 polegadas com uma resolução de 1024 x 768 pixels. Assegure-se de que o menor tipo utilizado é legível com esta resolução..

2. Ainda que tencione utilizar PowerPoint (ou um suporte lógico semelhante), prepare pelo menos um diapositivo de anúncio em formato electrónico, que se manterá em linha durante a sua apresentação. O diapositivo deve conter os seguintes elementos:

  • nome do orador,
  • nome da organização,
  • título do discurso
  • data e hora da conferência.

3. Utilize tipos de caracteres comuns, como Arial, Helvetica, Times, etc., e assegure-se de que todas as imagens estão incorporadas no ficheiro (e de que neste não se encontrem apenas apontadores para um ficheiro localizado no disco duro do seu computador). Caso contrário, as imagens podem não ser projectadas correctamente. Se tiver alguma exigência específica - por exemplo, se tiver absolutamente de utilizar alguns tipos menos comuns -, contacte o organizador para verificar a exequibilidade do que pretende.

4. Intitule a apresentação que fará na conferência utilizando o seu apelido; Se entregar mais do que um ficheiro, dê-lhe o seu apelido e numere-o adequadamente (por exemplo, "silva.ppt" ou "silva1.ppt, silva2.ppt")

As apresentações de diapositivos na Web podem ser feitas de várias formas. Eis as mais comuns :

1. Os diapositivos são difundidos com uma baixa frequência de imagem, directamente a partir do computador utilizado para a sua apresentação. Esta tecnologia permite fazer alterações até ao último momento e incluir efeitos visuais sofisticados (porém, os sons da apresentação não são transmitidos pela Web).

2. Os ficheiros estáticos JPEG ou GIF criados antecipadamente a partir de uma apresentação PowerPoint (ou programa semelhante). Constituem a tecnologia mais utilizada, dado que requer menor largura de banda e proporciona uma melhor qualidade de imagem. Observe as seguintes regras:

a) não utilize qualquer efeito de animação ou som;

b) utilize diferentes diapositivos para obter o efeito de objectos que apareçam progressivamente;

c) são possíveis efeitos simples de transição entre diapositivos, mas apenas as pessoas presentes na sala de conferência os poderão ver;

d) poderá ter de converter os diapositivos para o formato JPEG ou GIF, 320 x 240 pixels (em princípio, o organizador ocupa-se dessa conversão): da lista "File" em PowerPoint, escolha "Save as" e depois o formato JPEG (algumas versões do PowerPoint permitem fixar as dimensões do diapositivo), é, então, criada uma pasta com todos os diapositivos intitulada "Diapositivo1", "DiapositivoXX", etc.

Reprodução habitual de diapositivos

Os exemplos seguintes foram retirados de anteriores eventos.

Diapositivo

  • Tipo utilizado no título: Times New Roman 36pt
  • Tipo utilizado no texto: Times New Roman 20pt
  • Comentário: será difícil ler este diapositivo num ecrã de 1024 x 768 (mesmo na sala de conferências)

  • Tipo utilizado no título: Arial 44pt
  • Tipo utilizado no texto: Arial 24pt
  • Comentário: suficientemente claro quando visualizado através da Internet.

Apresentação

Pense nos intérpretes...

Se estiver prevista a interpretação simultânea do seu discurso, siga os conselhos incluídos nassugestões gerais para oradores.

Não se esqueça de fornecer antecipadamente uma cópia da sua apresentação, em formato electrónico. Lembre-se, igualmente, de enviar ao organizador da conferência tudo o que vai ler durante o seu discurso. Esse material deve ser enviado para:

  • O serviço de interpretação (os intérpretes necessitam de estar informados do assunto com antecedência para assegurar um melhor desempenho durante o discurso);
  • a entidade que assegura a difusão reservada na Internet/Intranet;
  • o computador situado na sala de conferência onde será efectuada a apresentação.

Proceda do seguinte modo

Siga estas sugestões simples para uma melhor difusão geral através da Web :

  • Esteja sempre a olhar para a audiência e não se desloque: lembre-se que está no ar; a movimentação excessiva diminui seriamente a qualidade da imagem (mais pixels para transmitir na Internet, eventuais perdas de tramas);
  • Exiba cada diapositivo durante, pelo menos, alguns minutos: os participantes locais e virtuais devem ter tempo para ler o texto e ouvir simultaneamente (a menos que pretenda exibir apenas uma fotografia);
  • Mesmo com interpretação simultânea, os seus diapositivos não serão traduzidos pelo que devem ser redigidos numa língua adequada.
  • Evite vestir-se de branco ou de cores claras: estas cores fazem que a câmara de vídeo subexponha a imagem.
  • Vista roupa de tecidos lisos: os estampados ou as riscas podem provocar efeitos visuais indesejados.